Saldão de Natal: confira dicas para aproveitar as liquidações de final de ano

Começou o tão esperado saldão de Natal! O evento consiste em uma série de liquidações abrangendo produtos que não foram vendidos antes das celebrações natalinas. Os descontos tendem a ser disponibilizados no período de 26 a 29 de dezembro.

Saldão de Natal: confira dicas para aproveitar as liquidações de final de ano
Saldão de Natal: confira dicas para aproveitar as liquidações de final de ano. (Imagem: Montagem/FDR)

A data do saldão de Natal foi estabelecida de modo a acompanhar o hábito de algumas pessoas em aproveitar o período de férias para realizar a troca de presentes. Neste cenário, é bastante comum o consumidor se interessar por outros produtos expostos na loja. 

Alguns consumidores preferem adiar o saldão de Natal para o mês de janeiro, que costuma ser fraco para vendas no comércio. Independentemente da data, é preciso se atentar a alguns detalhes para aproveitar as liquidações de final de ano com cautela. 

Dicas de segurança no saldão de Natal

Elabore uma lista

Confira as ofertas antes de sair de casa e defina o que vai comprar para não gastar mais do que pode e se endividar. É preciso guardar dinheiro para despesas de início de ano, como IPVA, IPTU e material escolar.

Não tenha pressa durante as compras

Veja o estado do produto, se está funcionando e se o conteúdo confere com os dados informados na embalagem.

Preste atenção nos defeitos

Há ofertas de produtos com pequenos defeitos. Podem ser com manchas ou descosturadas e móveis e eletrodomésticos com partes amassadas, por exemplo. Os defeitos devem sempre ser detalhados na nota fiscal.

Se você faz a compra sabendo do problema, a loja não é obrigada a dar garantia para eventuais problemas que surjam a partir dele. Se for o caso, peça ao vendedor que teste o produto.

Analise as opções de pagamento

Pergunte à loja e analise qual delas se encaixa melhor no seu orçamento. Normalmente a melhor é o pagamento à vista, porque há descontos e você não fica endividado. Se parcelar, pergunte sobre juros, outras taxas e o valor final da compra a prazo.

Conheça a política de trocas

Veja como são as trocas de produtos em promoção. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), as lojas não são obrigadas a trocar os produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto

Nestes casos, o estabelecimento só tem que trocar a mercadoria caso tenha prometido. Para poder exigir que a empresa troque um produto sem defeitos, é melhor registrar esse compromisso por escrito, em etiquetas ou na nota fiscal, por exemplo.

Verifique os custos do frete

Em liquidações, às vezes os produtos não são entregues em casa. Caso sejam produtos difíceis de transportar, como móveis e eletrodomésticos, certifique-se do seguinte: Qual o valor e as condições de pagamento do frete, se disponível? Você conseguirá levar o produto para a casa, se precisar?

Acompanhe a entrega

Caso a loja escolhida faça entregas em casa, pergunte sobre prazos. Quando o produto chegar, confira se há algum problema no momento do recebimento. Se encontrar alguma irregularidade, entre em contato com a loja.

Saiba o prazo de desistência

Todo consumidor tem até sete dias para desistir, por qualquer motivo, de compras feitas pela internet, telefone, catálogo ou qualquer outra forma fora da loja física. Essa regra também vale para produtos comprados em liquidação. 

Para tanto, basta entrar em contato com a loja e formalizar a desistência, de preferência por escrito. Nesses casos, você tem direito à devolução de 100% de qualquer valor que tenha pago, incluindo o frete.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile