Os segurados, aposentados e pensionistas que necessitam de atendimento no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), devem estar atentos a programação das agências. Isso porque, nesse final de ano é comum que os órgãos públicos adotem um novo horário de funcionamento, devido a escala de funcionários. Para a Previdência Social essa organização já foi publicada.
Alguns procedimentos são feitos exclusivamente em agências do INSS, como a perícia médica. Nesse caso, será necessário fazer o agendamento para comparecer no endereço marcado, dentro do horário programado. Acontece com os feriados de final de ano algumas instituições públicas têm adotado atendimento diferenciado, como é o caso de prefeituras e secretarias municipais.
Por isso, aqueles que não conseguem usar os canais online de atendimento da Previdência Social, como o Meu INSS, precisam consultar a disponibilidade das agências. O atendimento humano da Central de Atendimento Telefônica, no telefone 135, também será diferenciado durante essa semana do final de ano.
Vale lembrar que os dias 24 e 31 de dezembro não são feriado, mas ponto facultativo. Ainda assim, nessas datas é comum haver um horário diferenciado em empresas públicas e privadas porque antecedem as grandes festas de Natal e Ano Novo. Os dias 25 de dezembro, Natal, e 31 de dezembro, Réveillon, são feriados, mas neste ano caíram em um domingo, logo nada muda.
Como o INSS vai funcionar no final de ano?
Na última semana de 2022, de 26 a 30 de dezembro, as agências do INSS estão funcionando normalmente. Isso significa que quem tem atendimento marcado para essas datas será atendido dentro do horário. É importante estar atento ao horário que esses locais estão abertos.
Os dias 24,25, 31 de dezembro e 1 de janeiro, caíram em final de semana, sábado e domingo, nessas datas é comum que não haja atendimento nas agências. O que muda na programação do INSS é o horário para aqueles que telefonam para a Central e pretendem contar com atendimento humano.
- 24 e 31 de dezembro: atendimento humano das 7h às 16h;
- 25 de dezembro e 1° de janeiro: atendimento humano não funciona.
Independente da data o atendimento eletrônico continuará disponível, ou seja, aquele feito por robôs. Outros processos também estão mantidos para quem fizer login no App Meu INSS.