Vai viajar de carro no Réveillon? Aprenda onde consultar valor dos pedágios

Em alguns estados foi aprovado o reajuste no valor dos pedágios. Isso significa que a poucos dias da viagem de final de ano, muito comum durante o Réveillon, os motoristas vão se deparar com valores diferentes nas estradas. Para se preparar, o ideal antes de sair de casa é consultar quanto vai gastar durante o percurso para não ser pego de surpresa.

Vai viajar de carro no Réveillon? Aprenda onde consultar valor dos pedágios
Vai viajar de carro no Réveillon? Aprenda onde consultar valor dos pedágios (Imagem: FDR)

As rodovias BR-376 e BR-101, que ligam o Paraná ao litoral de Santa Catarina, receberam um reajuste no valor dos pedágios na zero hora desta segunda-feira (26). O aumento nessa região foi de 14,63%, enquanto no estado de São Paulo o reajuste das praças de cobrança chegou a 11,73%. Tudo isso vai encarecer as viagens de curta ou longa distância.

A recomendação é que os motoristas e suas famílias estejam sempre ligados nessas mudanças, a fim de que não sejam pegos de surpresa. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), considera que as mudanças são relativas as revisões contratuais para recompor o equilíbrio econômico financeiro do contrato e a correção frente à inflação.

Isso não significa que em todas as regiões do país haverá reajuste no valor do pedágio. No entanto, com a mudanças de anos é esperado que em muitos estados e nas principais rodovias brasileiras essa mudança aconteça. Aprender a consultar esses valores é muito importante.

Onde consultar valor de pedágios?

Antes de sair de casa os motoristas podem usar os aplicativos de GPS para consultar valor de pedágios, além de verificação o tráfego do trânsito e a distância que deve ser percorrida. Dessa forma, conseguirão se programar melhorar sobre o horário de saída e o quanto vão gastar.

Nesses aplicativos também é possível verificar se há radar ao longo do trajeto, postos de combustíveis e paradas com infraestrutura para alimentação. Confira como fazer essa busca usando o App Waze:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile