Você quer comprar um carro e está pensando no pagamento do IPVA 2023? Se a resposta for sim, um estudo realizado pela plataforma OLX entre seus usuários pode lhe ajudar. O portal fez uma pesquisa entre seus usuários para identificar quais são os modelos mais buscados para escapar do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.
Entre os entrevistados, 61% possuem carro atualmente e, deste total, 58% já tem uma base sobre o valor de IPVA 2023 a ser pago. Entretanto, devido à valorização dos novos e seminovos, aproximadamente 27% consideram vender o carro atual como alternativa para fugir dos gastos com o tributo no início de 2023.
“No cenário atual, o ideal é conseguir combinar um alívio nesses gastos com a troca por um veículo a custo baixo – o que pode ser encontrado em modelos mais antigos e isentos do imposto, por exemplo”, destacou o vice-presidente de Autos e Comercial da OLX, Flávio Passos, em nota divulgada pela empresa.
Modelos antigos para escapar do IPVA 2023
Esse benefício a carros mais antigos, que podem escapar do IPVA, ocorre de acordo com a “idade do veículo” e pode variar entre 10 a 20 anos do tempo de fabricação de acordo com a legislação do Detran de cada estado. Assim, quanto mais antigo o carro, maior será o número de estados que irão conceder o benefício.
Ainda segundo o levantamento realizado pelo portal OLX, veículo favorito dos usuários entre os antigos e, por isso, isentos de imposto, é o Ford Fiesta 2013. Contudo, no caso do modelo campeão de buscas no site, por exemplo, a isenção só será válida em Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima.
Por fim, quanto aos outros veículos antigos presentes no pódio da plataforma, como o Volkswagen Gol 2008 e Peugeot 206 2003, a isenção se expande para outros locais do país, como Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia e Distrito Federal.
Outras possibilidades de Isenção do IPVA
A isenção do IPVA 2023 costuma acontecer para pessoas que apresentarem documentalmente que possuem doenças específicas. Uma lista com essas doenças é liberada pela Secretaria da Fazenda, e costuma incluir paraplegia, ostomia, paralisia cerebral e membros com deformidade congênita ou adquirida.
A regra que beneficia aposentados e idosos não é unânime, por isso é preciso conferir no estado se existe esse benefício. Em seguida, apresentar uma documentação que comprove que segue todas as regras.