Quando o PIS/PASEP de quem trabalhou em 2022 será pago? Consulte o calendário

Foi recentemente divulgado pelo Conselho do Fundo de Amparo do Trabalhador (Codefat), o calendário de pagamentos do PIS/PASEP para 2023. A expectativa é de que pelo menos 23,6 milhões de trabalhadores sejam beneficiados no próximo ano, recebendo no máximo um salário mínimo. Esse público é de pessoas que trabalharam em 2021, e agora, surgem especulações sobre o ano base 2022.

Quando o PIS/PASEP de quem trabalhou em 2022 será pago? Consulte o calendário
Quando o PIS/PASEP de quem trabalhou em 2022 será pago? Consulte o calendário (Imagem: FDR)

O calendário de pagamentos do PIS/PASEP precisou ser modificado em 2020, na época de pandemia da Covid-19. Naquela ocasião, os recursos que seriam disponibilizados para o abono salarial foram repassados para o BEm (Benefício Emergencial), garantindo assim o pagamento de salário dos trabalhadores da iniciativa privada. Foi por esse programa que milhares que empregos foram mantidos.

Naquele ano, quem havia trabalhado em 2019 e cumprido com todas as regras de acesso ao abono salarial, ficou sem receber. O pagamento para esse público retornou em 2021, e assim foi sendo reorganizado o cronograma, tanto que em 2022 receberam aqueles que trabalharam no ano de 2020. 

Dessa maneira, o PIS/PASEP que era pago sempre para quem trabalhou no ano anterior, agora passou a ser liberado aos que cumpriram com as regras de acesso dois anos atrás. O mesmo vai acontecer com a liberação do abono salarial em 2023, visando beneficiar os trabalhadores de 2021.

Quem vai receber o abono PIS/PASEP ano base 2022?

Não basta ter trabalhado em 2022 para receber o abono salarial do PIS/PASEP, também é preciso seguir uma série de regras determinadas pelo governo federal. Como, por exemplo:

Quando será pago o PIS/PASEP de ano base 2022?

Considerando a forma como está sendo organizado o calendário de pagamentos do abono PIS/PASEP, as expectativas são de que o benefício referente ao ano de trabalho de 2022 seja pago em 2024. Isso porque, são dois anos a frente para liberação do benefício.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile