IPVA 2023: Secretaria da Fazenda divulga tabela de valores no Ceará

Nesta quinta, 22, a Sefaz-CE (Secretaria da Fazenda do Ceará) divulgou o calendário de pagamentos do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2023. Neste exercício, o imposto passou por um reajuste médio de 8,93% em comparação com o valor cobrado em 2022.

O aumento é decorrente da inflação sobre o valor dos carros na tabela Fipe, usada como base para o cálculo do IPVA. Neste ano, as alíquotas não foram reajustadas,  se mantendo a porcentagem entre 1% e 3,5%.

O patamar de aumento é maior que a inflação geral acumulada dos últimos 12 meses, que terminou novembro em 5,9% segundo o IPCA. Ao olhar para a inflação específica sobre veículo próprio, o índice está acumulado em 12,69%.

Na visão de Fernanda Pacobahyba, titular da Sefaz, o aumento ficou dentro do projetado. “Uma coisa que é importante a gente observar é que a gente está vivendo um período inflacionário, então naturalmente os preços sobem. Esse aumento de 8,93% quando você confronta com a inflação, você vê uma tendência de estabilização. Era o que nós aguardávamos sim”, disse ela ao Diário do Nordeste.

Neste exercício, o maior aumento no IPVA foi para os caminhões, com um encarecimento  de 13,18%. Já o aumento mais ameno foi para os utilitários, que passaram por alta de 5,94%.

Alíquotas inalteradas 

Segundo  Pacobahyba, um aumento da alíquota não entrou em discussão.

“O estado do Ceará já tem essas alíquotas há alguns anos e nós não consideramos aumentar. Apesar de que toda essa discussão deve vir no Brasil ao longo desse ano, no debate da reforma tributária. A tributação sobre patrimônio do Brasil ainda é uma tributação baixa, e o ideal é que a gente tenha uma tributação sobre consumo menor, no caso do ICMS, e uma tributação sobre patrimônio e renda maior”, disse ela ao Diário do Nordeste.

Reajuste do IPVA por tipo de veículo

Calendário  IPVA 2023

Descontos IPVA

O contribuinte para atingir obter o desconto máximo de 10% da cota única no IPVA 2023, o contribuinte precisa estar cadastrado e participando do programa Sua Nota Tem Valor, que concederá os outros 5%. O desconto será concedido para quem atingir um determinado limite de pontos entre dezembro de 2021 e novembro de 2022.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile