Mesmo que neste ano os feriados dos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro tenham caído em dias de domingo, os bancos mudaram os seus horários de funcionamento. Confira a seguir os horários especiais para os dias de Natal e Ano Novo.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) já divulgou o calendário do final do ano com os novos horários de funcionamento. Segundo o que foi anunciado, as agências bancárias não abrirão nos dias 24 e 25 de dezembro e nem nos dias 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.
Na sexta-feira (23) que antecede a véspera do Natal, o expediente é normal para os funcionários dos bancos. Após o Ano Novo, a população poderá voltar a usufruir dos serviços presenciais dos bancos já no dia 2 de janeiro, que será uma segunda-feira.
Funcionamento dos bancos no final do ano
- 24 de dezembro (sábado): Agências fechadas
- 25 de dezembro (domingo): Agências fechadas
- 30 de dezembro (sexta-feira): Agências fechadas
- 31 de dezembro (sábado): Agências fechadas
- 1º de janeiro (domingo): Agências fechadas
A Febraban reforça que apenas as agências estarão fechadas nos dias indicados, mas os serviços digitais dos bancos seguem funcionando normalmente neste fim de ano. Portanto, a Federação orienta os clientes bancários a utilizar as plataformas digitais ou os caixas eletrônicos de autoatendimento 24 horas.
Os boletos que tenham algum dos feriados como data de vencimento podem ser feitos do dia útil seguinte e não será cobrada taxa de juros ou multa. A regra vale, inclusive, para contas de energia elétrica, água, telefone e cartões de crédito.
Como funciona a Bolsa de Valores no final do ano?
A Bolsa Brasileira (B3) não funcionará nos dias 24 e 25 de dezembro. Já no dia 29 de dezembro, o horário será reduzido. Os negócios da B3 ficarão suspensos a partir das 18h, incluindo os mercados de renda fixa, variável, os empréstimos ativos e o mercado de câmbio. Os mercados da Bolsa Brasileira só voltam a funcionar normalmente no dia 2 de janeiro, a partir das 9h30.
Já para quem negocia na renda fixa privada, as movimentações ficam suspensas também do dia 29 de dezembro, mas em um horário mais cedo: a partir das 14h. Tudo volta ao normal no dia 2 de janeiro de 2023, também às 14h. As principais bolsas internacionais também funcionarão em horário reduzido neste final de ano.