A PEC de Transição que libera a verba necessária para custear o Bolsa Família 2023 foi aprovada pelo Congresso Nacional. Agora basta aguardar a conversão do texto em lei e a regulamentação das normas e critérios para obter mais detalhes sobre o programa. Entretanto, um fator permanece sem resposta.
Afinal, quando o futuro governo Lula irá anunciar o calendário de pagamentos do Bolsa Família 2023. Por ora, nenhuma informação a respeito desse tema foi divulgada. Contudo, levando em consideração o fato de a equipe do petista estar focada em reviver algumas regras da antiga versão do programa, é possível criar um suposto cenário.
O antigo programa pagava a transferência de renda sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O modelo foi mantido durante a vigência do Auxílio Brasil e, provavelmente, terá continuidade assim que o Bolsa Família 2023 for oficializado.
Os valores são pagos gradativamente, seguindo a ordem do dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Este dado é fornecido pelo Cadastro Único (CadÚnico) quando a inscrição no sistema é feita, e pode ser conferido no cartão do benefício que deve ser distribuído nos primeiros meses do ano.
Na época, os valores eram depositados diretamente no cartão do Bolsa Família. Diferentemente da versão atual da ferramenta, os beneficiários eram autorizados a realizar o saque único do benefício em até 90 dias contados após a data do depósito.
Atualmente, a transferência de renda é depositada automaticamente na conta poupança social digital, gerenciada pelo aplicativo Caixa Tem. A plataforma permite a movimentação digital dos valores através de mais de 10 funcionalidades totalmente gratuitas.
Bolsa Família 2023 ganhará novo cartão de débito
O futuro governo Lula informou que pretende distribuir um cartão de saque para os beneficiários do Bolsa Família 2023. A ferramenta terá o propósito de facilitar a movimentação da transferência de renda.
Na antiga versão, o cartão permitia que os segurados realizassem apenas o saque integral do benefício. O novo cartão de débito do Bolsa Família 2023 chegará com o propósito de:
- Facilita o uso do dinheiro. O cartão pode ser utilizado numa compra de supermercado. Hoje todos os usuários podem movimentar seu benefício pelo aplicativo Caixa Tem e por Pix;
- Quem não possui celular, acesso à internet ou não sabe mexer com o aplicativo precisa sacar o dinheiro no banco ou na lotérica;
- Já existe o cartão do Auxílio Brasil, adotado em julho pelo governo Bolsonaro. Permite fazer compras no comércio e sacar dinheiro na Caixa e na rede Banco24horas;
- Mas o cartão atualmente só atende a 8,5 milhões dos 21 milhões de beneficiários do Auxílio Brasil, segundo a Caixa. Faltam 12,5 milhões de pessoas.