Anúncio dos novos ministros foi feito por Lula no início da tarde de hoje, 22. O anúncio confirmou o nome mais cotado nos últimos dias para Ministro da Educação; conheça melhor Camilo Santana.
Segundo o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, a missão de seus novos ministros é “consertar o Brasil e investir nas coisas realmente importantes para o povo”. Como esperado, Camilo Santana foi confirmado como Ministro da Educação há 9 dias da troca de governo.
A expectativa lançada sobre Santana é alta, afinal, o MEC é alvo de investigação e passou por diferentes gestões durante o governo de Jair Bolsonaro.
Espera-se que o novo ministro da educação possa fazer uma espécie de “recomposição” do ministério.
Quem é o novo Ministro da Educação?
Na descrição feira pelo PT ao anunciar Santana para o cargo o partido o classifica da seguinte forma:
“Foi governador do Ceará por duas gestões e senador eleito pelo Estado. Formado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará e mestre em desenvolvimento e meio ambiente”.
O novo ministro tem experiência na área, pois, já foi professor e coordenador da Fatec Cariri; ocupou o cargo da superintendência adjunta do Ibama no Ceará, entre 2003 e 2004; e, foi secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará entre 2007 e 2010.
Em 2014 se elegeu governador do estado do Ceará, tendo como vice Izolda Cela, gestão que foi encerrada nesse ano após dois mandatos, para concorrer a senador pelo estado, sendo eleito com o maior percentual de votos do estado.
Inclusive, Camilo Santana e Izolda Cela voltam a trabalhar juntos, pois, a então governadora do Ceará deve assumir a Secretaria de Educação Básica.
Em uma de suas primeiras falar após ser anunciado oficialmente como Ministro da Educação, Santana afirmou que a prioridade da gestão de Lula será a educação básica.
“É preciso a gente voltar a ter uma visão sistêmica da educação, desde a infância até a pós-graduação, mas o foco do presidente nesse momento é a educação básica, que vai desde a educação infantil até o ensino médio”, disse ele.
O novo ministro também afirmou que pretende dialogar com os gestores para traçar estratégias e levantar dados.
“Quero convocar todos os secretários de Estado de Educação do país e vou mandar fazer um levantamento de todas as obras paralisadas no país. […] É preciso travar um grande diálogo com o país, com todos os setores, especialistas, sociedades, para que a gente possa colocar a educação pública como prioridade”, acrescentou ele.
Durante a conversa Camilo Santana retomou a pauta de recomposição do Ministério da Educação.
Inclusive, afirmou que vai ouvir especialistas para traçar a melhor estratégia para a sua gestão do órgão.
“Vou garantir que tenhamos uma equipe de alto nível para que a gente possa recuperar e reconstruir a educação, pois, para mim e para o presidente Lula, isso é uma prioridade. Então, nós vamos fazer uma discussão, conversar com especialistas, para definir o melhor perfil para que a gente possa comandar todos os órgãos e secretarias no Ministério”, afirmou o petista.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.