IPTU 2023: Moradores de Recife e região terão este reajuste no imposto

A inflação vai deixar os impostos do início do ano mais caros no Recife. É o caso do IPTU 2023 em três cidades da Região Metropolitana Recife, que terão o reajuste do tributo baseado na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre novembro de 2021 e outubro deste ano, que foi de 6,47%.

IPTU 2023: Moradores de Recife e região terão este reajuste no imposto (Imagem: FDR)

Vale lembrar que isso acontece devido às regras estabelecidas nas três cidades, que apontam que o reajuste seja semelhante ao índice que regula a inflação. Na capital pernambucana, a forma de compor o aumento do imposto faz parte do código tributário municipal e a prefeitura da capital aplica o IPCA desde 2000.

Em comparação com o reajuste para o ano de 2022, a mudança para 2023 foi menor. No ano passado, a oscilação foi de 10,67%, a maior desde 2016, quando o Brasil convivia com uma grave crise política e os reflexos da recessão global.

Assim, até o ano de 2016, sem a existência do contexto de crise no Brasil, o IPCA crescia em percentuais baixos, tendo, dessa forma, pouco impacto no valor do tributo para o contribuinte.

De acordo com a Secretaria de Finanças do Recife, o reajuste se dá a partir da legislação municipal. O órgão ainda aponta que esta regulamentação está presente no Código Tributário do município desde 2000.

Contribuintes de Recife terão descontos no IPTU 2023

Em 2023, na cidade, cerca 363 mil boletos do IPTU 2023 já chegarão nos imóveis com o abatimento de 5% no valor total para todos os contribuintes adimplentes com o fisco municipal. A Secretaria de Finanças ainda informa que este abatimento é garantido mesmo para quem optar pelo pagamento parcelado.

Além desse benefício, o cidadão recifense que aderir ao pagamento à vista, através da cota única, tem acesso a mais 5% de desconto, totalizando 10% em abatimentos no valor total.

Contudo, as pessoas que tiverem quaisquer pendências junto à Prefeitura até o fim deste mês terão direito apenas ao desconto pelo pagamento em cota única 5%. É possível pagar o tributo no município através da ferramenta Pix ou por meio da rede de bancos credenciados.

Sair da versão mobile