IPVA atrasado! Veja como negociar e conseguir descontos ainda em 2022

Mais um final de ano chegou e com ele as cobranças sobre as dívidas que não foram pagas nos últimos meses. Por exemplo, quem deixou o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA atrasado, agora precisa quitar os débitos para conseguir fazer o licenciamento no próximo ano. Caso contrário, o motorista terá que lidar com duras consequências e ficará impedido de transitar.

IPVA atrasado! Veja como negociar e conseguir descontos ainda em 2022
IPVA atrasado! Veja como negociar e conseguir descontos ainda em 2022 (Imagem: FDR)

É comum que a Secretaria de Fazenda Estadual libere um desconto para quem fizer o pagamento do IPVA em cota única, mas esse desconto somente é válido quando a parcela é quitada dentro do prazo. Caso contrário, existe a opção de parcelamento, e se ainda assim o contribuinte não respeitar os prazos, ficará com o IPVA atrasado e precisará lidar com possíveis juros e multas.

Diante dessa situação, e tendo em vista que muitas pessoas não fizeram a contribuição no prazo correto, a Secretaria de Fazenda libera a negociação do débito em aberto. Por exemplo, no Rio de Janeiro está aberto um período de negociação até 31 de dezembro de 2022, permitindo descontos que chegam a 90% e parcelamento em 24 vezes.

Praticamente todos os estados oferecem opções vistas como mais vantajosas para quem pretende negociar o IPVA atrasado. Mas é necessário muita atenção, respeitando os prazos e aderindo ao programa dentro da data oferecida. Caso contrário, será preciso pagar o valor habitual cobrado pelo tributo.

Como consultar o valor do IPVA atrasado

Aqueles que não têm mais ciência sobre qual valor do IPVA atrasado, devido a aplicação de multas e juros que aumentam o tributo, têm a opção de consultar essa quantia. Dessa forma, conseguem se programar melhor quanto a forma de pagamento.

A verificação acontece assim:

Como pagar o IPVA atrasado

Para conseguir descontos no IPVA atrasado, o contribuinte precisa entrar em contato com a Secretaria de Fazenda para verificar as condições de pagamento. Nos estados que não estão oferecendo um programa de renegociação, as chances de ter redução de multas e demais encargos são menores.

Mas é possível verificar a forma de pagamento assim:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile