IPVA atrasado! Veja como negociar e conseguir descontos ainda em 2022

Mais um final de ano chegou e com ele as cobranças sobre as dívidas que não foram pagas nos últimos meses. Por exemplo, quem deixou o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA atrasado, agora precisa quitar os débitos para conseguir fazer o licenciamento no próximo ano. Caso contrário, o motorista terá que lidar com duras consequências e ficará impedido de transitar.

IPVA atrasado! Veja como negociar e conseguir descontos ainda em 2022
IPVA atrasado! Veja como negociar e conseguir descontos ainda em 2022 (Imagem: FDR)

É comum que a Secretaria de Fazenda Estadual libere um desconto para quem fizer o pagamento do IPVA em cota única, mas esse desconto somente é válido quando a parcela é quitada dentro do prazo. Caso contrário, existe a opção de parcelamento, e se ainda assim o contribuinte não respeitar os prazos, ficará com o IPVA atrasado e precisará lidar com possíveis juros e multas.

Diante dessa situação, e tendo em vista que muitas pessoas não fizeram a contribuição no prazo correto, a Secretaria de Fazenda libera a negociação do débito em aberto. Por exemplo, no Rio de Janeiro está aberto um período de negociação até 31 de dezembro de 2022, permitindo descontos que chegam a 90% e parcelamento em 24 vezes.

Praticamente todos os estados oferecem opções vistas como mais vantajosas para quem pretende negociar o IPVA atrasado. Mas é necessário muita atenção, respeitando os prazos e aderindo ao programa dentro da data oferecida. Caso contrário, será preciso pagar o valor habitual cobrado pelo tributo.

Como consultar o valor do IPVA atrasado

Aqueles que não têm mais ciência sobre qual valor do IPVA atrasado, devido a aplicação de multas e juros que aumentam o tributo, têm a opção de consultar essa quantia. Dessa forma, conseguem se programar melhor quanto a forma de pagamento.

A verificação acontece assim:

Como pagar o IPVA atrasado

Para conseguir descontos no IPVA atrasado, o contribuinte precisa entrar em contato com a Secretaria de Fazenda para verificar as condições de pagamento. Nos estados que não estão oferecendo um programa de renegociação, as chances de ter redução de multas e demais encargos são menores.

Mas é possível verificar a forma de pagamento assim:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile