13º salário na conta: Veja como fazer o benefício render na poupança

Caiu! Nesta terça-feira (20) deve ser depositada a última parcela do 13º salário de trabalhadores CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas), e todos os que atuam com carteira de trabalho assinada. Agora, com o pagamento dos outros 50% que faltam para o abono natalino, os funcionários têm acesso a quantia referente ao tempo de serviço durante o ano. O dinheiro, no entanto, pode render ao ser investido.

13º salário na conta: Veja como fazer o benefício render na poupança
13º salário na conta: Veja como fazer o benefício render na poupança (Imagem: FDR)

De acordo com a mais recente pesquisa realizada pela Onze, fintech de educação financeira, o valor liberado no 13º salário será usado prioritariamente ao pagamento de dívidas em meio a um período de festas de fim de ano, ceia de Natal e viagens. Embora 9% dos pesquisados ainda pretendam usar a quantia para adquirir produtos para festas do fim de ano, como presentes.

Por lei, o empregador tem duas opções de pagamento do décimo terceiro salário. A primeira é liberando o valor total de uma única vez, mas até o dia 30 de novembro. A outra é parcelando em duas vezes, sendo a primeira parcela paga entre fevereiro a 30 novembro, e a segunda até o dia 20 de dezembro. Existe ainda a opção do funcionário pedir que a primeira parcela seja paga junto às férias.

O valor liberado considera os meses de trabalho durante o ano. Os funcionários que não receberem a quantia podem registrar uma queixa no RH da empresa, a fim de pedir explicações, e caso não surja efeito o registro pode ser feito no Ministério do Trabalho.

Valor liberado na segunda parcela do 13º salário

O primeiro pagamento do 13º salário que aconteceu até 30 de novembro foi equivalente a 50% do abono total, de direito do trabalhador. Isso significa que nenhum desconto foi aplicado a quantia, enquanto na segunda parcela haverá a contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e do Imposto de Renda. 

Para calcular o valor total do décimo terceiro salário é preciso:

Descubra quanto vai receber:

Poupe e invista seu 13º salário

Embora a poupança não seja o tipo de investimento mais indicado por especialistas, ela pode ser uma alternativa de reserva do 13º salário. A poupança não cobra Imposto de Renda, é segura e tem fácil movimentação, mas rentabilidade mais baixa que outras opções.

Algumas opções para fazer seu abono render são:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile