13º Salário: Aprenda a utilizar o dinheiro para começar 2023 no azul

Os trabalhadores sempre esperam o 13º salário para comprar algo que desejam, para fazer uma viagem e também para pagar dívidas. E é justamente para pagar aa contas que 63,9% dos brasileiros estão esperando a segunda parcela do 13º e dar início ao ano novo com a saude financeira em dia.

Atualmente, o Brasil enfrenta uma inadimplência em nível recorde, com 69 milhões de brasileiros endividados, de acordo com Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa.

Todo início de ano é preciso lidar com gastos com impostos como IPTU, IPVA, compra de material escolar, entre outras coisas que acabam pesando no orçamento. Por conta disso é imprescindível se planejar financeiramente e priorizar o pagamento de dívidas.

Diante disso, a Serasa preparou algumas ficas para que você comece o ano novo no azul. Confira:

Dicas para começar 2023 no azul 

Organize as suas contas 

É indispensável que você reveja todos os seus gastos, o que segue como despesa fixa, o que pode ser cortado para economizar e o que de despesa nova pode entrar na sua conta. Conseguindo organizar estes gastos, você poderá dividir o seu dinheiro de acordo com suas necessidades.

Coloque as contas em dia 

O melhor a se fazer é sempre priorizar o pagamento das dívidas. Desta forma, ao receber seu 13º salário sempre o aproveite para quitar os débitos de maneira parcial ou total. É sempre válido buscar uma renegociação para que o débito pese menos no orçamento. Mas é muito importante que você só aceite uma proposta caso ela realmente caiba no seu bolso.

Feirão Serasa Limpa Nome

Os brasileiros tem até o próximo dia 23 de dezembro para quitar seus débitos aproveitando todas as ofertas especiais oferecidas no Feirão Serasa Limpa Nome. O feirão oferece  descontos que chegam a até 99%. 

Esta edição traz novidades como pagamento via PIX, a baixa da negativação instantânea e a quantidade de 267 empresas parceiras.

Saiba com o que gastar

Caso esteja tranquilo e sem contas atrasadas para pagar, você pode pensar em outras maneiras  de usar o dinheiro extra. Reserve uma parte para os presentes e para os gastos com as festas de Natal e Ano Novo. Sempre que for possível opte pelo pagamento à vista, pois assim é possível conseguir mais descontos.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile