O mundo passa por sérios problemas ambientais e sociais e a população e as empresas precisam, cada vez mais, fazer ações para preservá-lo. Uma destas ações é a pauta ESG, que há algum tempo vem ganhando certo destaque.
A pauta ESG faz parte, cada vez mais, do cotiado de empresas de diversos setores. E isto não é diferente quando falamos das fintechs. Cada vez mais surgem iniciativas financeiras digitais que oferecem soluções que contribuem para os pilares Ambiental, Social e de Governança.
A Pauta ESG
O termo ESG é o acrônimo para Environmental, Social and corporate Governance, que. traduzida para o português, significa Ambiental, Social e Governança.
O pilar Ambiental se refere ao conjunto de diretrizes e informações relacionadas ao meio ambiente, a sua preservação, o emprego de métodos produtivos sustentáveis e que não o agridam ou o façam minimamente, produção e descarte de lixo, extrativismo mineral e vegetal, as consequências climáticas que todas essas ações produzem e ainda uma longa lista de questões que afetam em diferentes graus o meio ambiente.
Já o pilar Social, por sua vez, se refere ao conjunto de políticas que objetivam prover condições dignas e humanas, igualitárias e de bem-estar geral, internamente aos colaboradores da corporação e externamente, na sociedade da qual ela faz parte.
Por fim, o pilar Governança leva às corporações mecanismos diversos de administração baseada em transparência, monitoramento e controle, relacionamento entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e demais interessados, bem como instituir boas práticas, visando seu desenvolvimento ao longo do tempo.
Fintechs e a pauta ESG
Um movimento muito interessante vem acontecendo no mundo das fintechs. Cada vez mais surgem iniciativas nichadas e atreladas a alguns princípios, como por exemplo a próprio pauta ESG.
Recentemente, a Fincatch, plataforma de dados e reviews sobre as fintechs brasileiras, e a Ambiental Jr., Empresa Júnior da Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Viçosa (UFV) realizaram em conjunto um anuário com a seleção de fintechs que oferecem soluções alinhadas a cada um dos pilares da pauta ESG.
O anuário listou 62 soluções financeiras digitais que oferecem soluções alinhadas à cada um dos pilares da pauta ESG. Dentre as iniciativas listadas, 11 foram agrupadas no pilar Ambiental, 36 no pilar Social e 15 no pilar Governança.