Empresas estão investindo na pauta ESG; confira opções de cursos para se preparar

Pontos-chave
  • ESG está relacionado às boas práticas
  • Agenda de ESG pode valorizar a atuação profissional de uma empresa.
  • Vagas de emprego relacionadas ao tema estão em alta.

A sigla ESG se refere as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Essa tem sido uma pauta crescente dentro das corporações e trouxemos opções de cursos para você se preparar.

Empresas estão investindo na pauta ESG; confira opções de cursos para se preparar
Empresas estão investindo na pauta ESG; confira opções de cursos para se preparar (Imagem: FDR)

As boas práticas ambientais, sociais e de governança têm ganhado cada vez mais espaço dentro das empresas brasileiras, inclusive, muitas delas reservam uma parcela de seus investimentos para as pautas ESG.

As empresas têm se organizado, tomado mais cuidado com seus relatórios de sustentabilidade e percebido que o mercado em geral tem olhado as companhias com estratégias ESG com muito mais consideração”, pontua Marcos Rodrigues, sócio da BR Rating e MRD Consulting.

Segundo um estudo realizado pela Ágora Investimentos, quando a empresa adota uma agenda do tema acaba tendo alguns impactos positivos, como lucro e maior valor na bolsa de valores.

“Todas essas questões influenciam para a decisão de consumo dessa nova geração e de investimento também. Então, as empresas que não acordaram para estas questões, provavelmente, serão atropeladas”, afirma Fabio Alperowitch, sócio-diretor da Fama Investimentos.

Empresas estão investindo na pauta ESG; confira opções de cursos para se preparar (Imagem: FDR)
Empresas estão investindo na pauta ESG; confira opções de cursos para se preparar (Imagem: FDR)

Cursos de ESG

Confira abaixo uma lista especial de cursos que podem te ajudar a dar um up na sua carreira, empresa ou até te levar a um novo emprego.

ESG Na Prática: Como Planejar, Avaliar E Implantar A Sustentabilidade Nas Organizações

Qualificar profissionais para compreensão do contexto contemporâneo e das tendências nas áreas da sustentabilidade e da responsabilidade social corporativa (ESG), e apresentar uma visão sistemática de como planejar, avaliar e implantar estratégias e práticas sustentáveis nas organizações.

  • Início do curso: 05/04/2022
  • Quando acontece: 5, 6, 7 e 8 /4/22
  • Dias da semana: de terça a sexta-feira
  • Carga horária: 12 horas
  • Modalidade: Virtual
  • Disponível em: Espm

Environmental, Social and Governance: Teoria e Prática

Curso da FGV voltado aos profissionais da área de direito, principalmente os que atuam com direito do consumidor. O curso é de curta duração e tem o foco na ESG e a Economia de stakeholders.

Carga horária: 32 horas-aula
Duração: 2 meses
Data de início: 06/04/2022
Dia da semana: quartas-feiras
Horário: das 19h às 22h40
Modalidade de Oferta: Ambiente Virtual (aulas integralmente ao vivo)
Valor: 2 parcelas de R$ 2.013,11 (condições especiais para pagamentos à vista, cf. programa do curso)

Disponível em: Direito SP FGV

ESG: Um novo jeito de investir

Curso realizado em parceria entre a B3, a XP e a BlackRock. O objetivo é ensinar investidores, pessoas físicas ou curiosos sobre o que é ESG e como as boas práticas podem ser avaliadas como critério de investimento.

Os participantes terão 18 módulos de aulas, divididos em seis módulos, que englobam desde o que significa a sigla até os possíveis retornos financeiros dos diferentes perfis de investimentos ESG.

Disponível em: ESG: um novo jeito de investir.

Introdução ao ESG

A primeira edtech Social do Brasil, a Civics, promove a formação que é uma introdução ao mundo do ESG.

Os participantes terão um panorama sobre ESG e como sua aplicação funciona na prática. Um dos pontos atrativos dessa formação é a participação de Fábio Alperowitch, CEO da Fama Investimentos, um dos gestores pioneiros na análise do tema como critério de investimento, que ministra aulas no curso.

Disponível em: Curso de Introdução ao ESG

Introdução ao licenciamento ambiental

Realizado pelo Instituto Brasileiro de Sustentabilidade (INBS), o curso preocupa-se com o Licenciamento Ambiental, uma das mais importantes ferramentas da Política Nacional do Meio Ambiente.

É essa prática quem garante harmonia entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental, base para o novo modelo da economia de baixo carbono. Mais restrito, abre portas para um conhecimento essencial para empresas que trabalham com assuntos relacionados à natureza.

Disponível em: Introdução ao licenciamento ambiental

Curso realizado em parceria entre a EXAME Academy e a Trevisan Escola de Negócios.

A intenção é preparar os alunos a desenvolverem as melhores práticas corporativas em ESG e formar profissionais que estejam aptos a promover a sustentabilidade, sem abrir mão do lucro.

Disponível em: LPS Exame

Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.