Como o pagamento do 13º salário do INSS foi adiantado no primeiro semestre, muitos segurados estão pedindo pela criação do 14º salário. A medida é uma proposta popular que chegou ao Congresso Nacional, mas não chegou a ser aprovada.
A ideia do novo abono não interessou os parlamentares, que mantém a proposta do 14º salário na fila desde 2020. Dificilmente o projeto será votado e aprovado ainda este ano, o que significa que os aposentados e pensionistas do INSS não receberão décimo quarto salário em 2022.
Entre abril e junho deste ano, mais de 30 milhões de segurados do órgão previdenciário receberam de forma antecipada o 13º salário. O adiantamento foi uma decisão do INSS em conjunto com o Governo Federal.
Constatando que muitos beneficiários ainda enfrentavam dificuldades para se manter por causa da crise de 2020, o pagamento do abono no início do ano foi uma forma de auxiliar esse grupo. E como o INSS paga o décimo terceiro em parcela única, não há mais valor referente ao 13º salário para ser depositado na conta dos segurados que receberam a antecipação.
O INSS pagou 13º salário no final de 2022?
Apenas um grupo de segurados recebeu o abono natalino no final deste ano. Aqueles que se cadastraram a partir de maio de 2022 não foram incluídos na lista de adiantamento do 13º salário no primeiro semestre. Mas, como beneficiários do INSS, têm direito ao abono.
Esses aposentados e pensionistas mais recentes são o grupo que recebeu o décimo terceiro no final deste ano, pago junto com o seguro referente ao mês de novembro. Para esses segurados, o valor do abono foi proporcional ao tempo que têm como beneficiários do INSS.
Entenda como funciona o cálculo:
Salário bruto / 12 x número de meses como beneficiário = valor do 13° salário.
Preencha a calculadora do FDR com o valor que recebe da autarquia e o número de meses que já passou como segurado. O resultado mostrará o valor exato do seu 13º salário do INSS.
Para saber se o seu abono foi depositado na conta, acesse o site www.meuinss.gov.br ou o aplicativo Meu INSS e consulte o saldo previdenciário. Na plataforma digital é possível checar todas as entradas de dinheiro e as datas em que foram feitas, além de poder atualizar dados do cadastro e solicitar novos benefícios.