O INSS está cumprindo à risca o seu calendário de pagamento de 2022. Porém, na primeira semana de dezembro, enquanto eram feitos os depósitos referentes ao mês de novembro, um ofício assinado pelo presidente da autarquia anunciou a paralisação das atividades do órgão. Mas, horas depois, uma nota oficial do Instituto garantiu que o seu funcionamento seguiria normalmente.
A confusão deu margem para que muitos segurados temessem um atraso da última parcela do ano. Guilherme Gastaldello, presidente do INSS, alertava em seu texto para o risco de não haver o pagamento de dezembro por falta de verba na Previdência Social após cortes no orçamento.
Entre o fim de novembro e o início de dezembro, o INSS depositou na conta dos aposentados e pensionistas, além do seguro mensal, o valor referente ao 13º salário para aqueles que têm direito ao abono. Os pagamentos de dezembro estão previstos para começar no dia 23 de dezembro e o último grupo deve receber até o dia 6 de janeiro de 2023.
Segurados do INSS ainda não receberam pagamento de dezembro
Após a última nota oficial divulgada pelo órgão previdenciário, no dia 6 de dezembro, não houve mais declarações sobre atraso ou falta de pagamento das aposentadorias, pensões e auxílios no último mês do ano. A informação de que as agências previdenciárias deixariam de funcionar, pelo mesmo motivo da falta de verba, também foi rebatida pelo segundo documento.
Apesar de não ter parado suas atividades ou pagamentos, o INSS tem, de fato, passado por dificuldades para cobrir as despesas previdenciárias e manter a sua estrutura e quadro de servidores. São registradas reclamações sobre falta de recursos e de funcionários desde a metade de 2022.
Foi estudada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a possibilidade de uma abertura de crédito extraordinário para o INSS, mas a medida não foi adotada. Se tivesse sido aprovada, o órgão receberia verba do Governo Federal fora do teto de gastos para arcar com as despesas essenciais.
Calendário de dezembro do INSS para quem recebe até um salário mínimo
- Benefício com final 1 – 23 de dezembro;
- Benefício com final 2 – 26 de dezembro;
- Benefício com final 3 – 27 de dezembro;
- Benefício com final 4 – 28 de dezembro;
- Benefício com final 5 – 29 de dezembro;
- Benefício com final 6 – 2 de janeiro;
- Benefício com final 7 – 3 de janeiro;
- Benefício com final 8 – 4 de janeiro;
- Benefício com final 9 – 5 de janeiro;
- Benefício com final 0 – 6 de janeiro.
Calendário de dezembro do INSS para quem recebe mais que um salário mínimo
- Benefício com final 1 e 6 – 2 de janeiro;
- Benefício com final 2 e 7 – 3 de janeiro;
- Benefício com final 3 e 8 – 4 de janeiro;
- Benefício com final 4 e 9 – 5 de janeiro;
- Benefício com final 5 e 0 – 6 de janeiro.