INSS: Aposentados e pensionistas devem fazer prova de vida até o fim do ano; saiba como

Pontos-chave
  • Obrigatoriedade da prova de vida retorna em janeiro de 2022;
  • Pagamento do benefício será suspenso para quem não cumprir o calendário;
  • Prova de vida pode ser realizada pela internet;

A partir do mês que vem, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltarão a ser obrigados a realizar a prova de vida. Portanto, é essencial que os aposentados e pensionistas se empenhem em manter a situação cadastral regular para evitar ter o benefício suspenso.

INSS: Aposentados e pensionistas devem fazer prova de vida até o fim do ano; saiba como
INSS: Aposentados e pensionistas devem fazer prova de vida até o fim do ano; saiba como. (Imagem: FDR)

No ano que vem, o calendário da prova de vida será baseado no mês de aniversário do segurado do INSS. Vale lembrar que a obrigatoriedade da prova de vida ficou suspensa durante meses, mas mesmo assim, os bancos não deixaram de recomendar a realização do procedimento. 

Sendo assim, quem já está com a prova de vida vencida, não precisa esperar até o ano que vem para regularizar a situação cadastral perante o INSS. É importante destacar que, se o segurado do INSS não realizar a prova de vida até a data designada pelo calendário, o instituto enviará aos bancos os dois próximos pagamentos seguintes com bloqueio. 

Porém, se a situação não for regularizada logo após o segundo bloqueio, o benefício será suspenso. Por fim, se a irregularidade prevalecer em até seis meses, haverá o cancelamento.

Importância da prova de vida 

A importância da prova de vida está vinculada ao fato de que, se o segurado não realizar o procedimento, ele pode ter o benefício cancelado. Isso porque, este foi o sistema desenvolvido pelo INSS, para assegurar que os salários fossem pagos adequadamente e propriamente aos titulares.

Outro objetivo também é evitar fraudes e pagamentos indevidos, como saques por terceiros. Portanto, todos os anos o segurado deve realizar a prova de vida para que o INSS continue liberando os salários referentes a aposentadorias, pensões por morte e demais auxílios previdenciários. 

Como fazer a prova de vida 

Tempos atrás, a prova de vida do INSS devia ser realizada, exclusivamente, junto às agências previdenciárias. Com o passar do tempo essa responsabilidade foi transferida para as instituições bancárias pagadoras do benefício. Sendo assim, basta que o segurado se dirija ao caixa eletrônico em posse do cartão magnético do INSS e realize qualquer transação, como um saque, depósito ou transferência. 

Mas com a chegada da pandemia da Covid-19, e a necessidade de encontrar uma alternativa para retomar esta exigência, foi preciso se readequar e implementar novas ferramentas. Foi então que a autarquia resolveu atualizar o portal Meu INSS e anexar um campo específico para a prova de vida

A prova de vida online está disponível tanto no site quanto no aplicativo Meu INSS e Meu Gov.br, basta seguir este passo a passo:

App Meu INSS

  • Após baixar o app, faça o login utilizando os mesmos dados do site Meu INSS. Caso ainda não possua seu cadastro, faça o seu no portal gov.br;
  • Faça o login com usuário e senha cadastrados, clique na opção “Prova de Vida”, disponível na tela inicial e depois em “Iniciar a prova de vida”;
  • Aparecerá um comunicado na tela dizendo que o procedimento será continuado em outro app, o gov.br;

App Meu Gov.br

  • Para sequência na prova de vida digital do INSS será preciso, portanto, instalar e acessar o outro aplicativo: Meu Gov.Br;
  • Após baixar o aplicativo, faça a autenticação da prova de vida pelo Meu Gov.Br. Para isso, basta clicar em “Autorizações”, “Autenticar” e “OK”;
  • Apresente algum documento de identidade original com foto, permitindo a comparação com a biometria facial;
  • O usuário poderá informar a data de emissão da CNH ou número do Título de Eleitor;
  • A etapa final é tirar uma foto do rosto, conforme as instruções disponíveis na tela;

Calendário da prova de vida em 2022

Vencimento da prova de vida Competência do bloqueio
Novembro de 2020 a junho de 2021 Janeiro de 2022
Julho e agosto de 2021 Fevereiro de 2022
Setembro e outubro de 2021 Março de 2022
Novembro e dezembro de 2021 Abril de 2022

Consulta do pagamento do benefício

Caso o aposentado ou pensionistas tenha dúvidas sobre a manutenção do pagamento do benefício mesmo diante da realização da prova de vida, ou se estiver em atraso junto ao INSS, é possível consultar a situação virtualmente, basta seguir este passo a passo:

  • Acesse o Meu INSS com o login e a senha;
  • Clique na opção “Extrato de Pagamento”;
  • Clique no mês desejado;
  • Se desejar imprimir, clique em “Baixar PDF”.

Já se tratando de um pagamento de benefício não recebido, o procedimento é o seguinte:

  • Acesse o site do Meu INSS;
  • Faça login no sistema, escolha a opção “Agendamentos/Requerimentos”;
  • Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “não recebido” e selecione o serviço desejado;
  • O segurado será comunicado se for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação;
  • Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Agendamentos/Requerimentos”. 

 

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.