Vai usar o seu 13° salário para quitar as dívidas de fim de ano? Veja como fazer render

A fintech de saúde financeira e previdência privada Onze, fez uma pesquisa com 1.587 trabalhadores em todo Brasil. Ao fim da pesquisa, viu-se que 43% dos entrevistados pretendiam usar o valor do 13° salário para quitar dívidas. Outros 13% admitiram que a quantia será usada para quitar os gastos do início do próximo ano. Com esse cenário, saber administrar esse valor pode ser uma forma de render dinheiro.

Vai usar o seu 13° salário para quitar as dívidas de fim de ano? Veja como fazer render
Vai usar o seu 13° salário para quitar as dívidas de fim de ano? Veja como fazer render (Imagem: FDR)

O recebimento do 13° salário é um direito conquistado por trabalhadores que atuam no regime CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas). Além deles, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também têm direito de receber o abono natalino. Sendo este benefício pago em duas parcelas, ou integralmente em cota única.

Se o empregador optar por liberar o pagamento em cota única, ele deve ser feito até 30 de novembro. Aqueles que optarem por pagar o valor em duas vezes, podem dividir a primeira parcela até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro. Fica a cargo da própria empresa decidir sobre isso, em comum acordo com os funcionários.

Para o INSS, no primeiro semestre do ano já foram liberadas as duas parcelas relativas aos aposentados e pensionistas que receberam o benefício durante todo o ano anterior. Em novembro, no entanto, também foi liberado o recebimento do 13° salário daqueles que passaram a receber um benefício previdenciário a partir de maio. 

Como é calculado o valor do 13° salário?

Antes de dedicar o valor do seu 13° salário no pagamento de dívidas, o trabalhador precisa entender quanto será pago na segunda parcela. Normalmente, esse último pagamento costuma ser menor, porque vai contar com descontos do Imposto de Renda e do INSS.

Também é nesse momento que a pensão alimentícia é descontada. Por outro lado, as empresas costumam liberar nessa parcela a média de horas extras e adicionais noturnos feitos durante o ano, por isso o valor pode compensar os descontos.

O cálculo vai funcionar assim:

  • Divide-se o valor do salário bruto do trabalhador por 12, e multiplica-se o resultado pelo número de meses trabalhados no ano;
  • 1ª parcela: pago 50% do resultado desse cálculo;
  • 2ª parcela: pago 50% do resultado desse cálculo descontando Imposto de Renda e INSS.

Descubra quanto vai receber:

Uso do 13° salário para pagar dívidas

Muitas pessoas pretendem usar o valor do 13° salário para pagar dívidas, a fim de começar o próximo ano livre de débitos e com a vida financeira mais tranquila. “Diante de uma realidade em que as pessoas estão endividadas, investir ou ter gastos extras pode realmente não ser uma opção“, disse Ana Paula Netto, consultora financeira da Onze.

Para fazer o pagamento do 13° render você pode:

  • Começar quitando os débitos que estão mais atrasados;
  • Optar pelo pagamento à vista e com desconto;
  • Aproveitar feirões, como do Serasa, para conseguir mais descontos;
  • Evitar novas dívidas até que as antigas sejam quitadas;
  • Em caso de parcelamento, o valor do 13° pode ser usado para entrada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]