Termine o ano de 2022 sem dívidas com estas dicas certeiras

De acordo com dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), percentual de famílias endividadas nas capitais atingiu a maior marca da série histórica, iniciada em 2010, são 78% dos lares. Uma outra pesquisa, dessa vez feita pela Serasa, mostrou que as dívidas estão tirando o sono de oito em cada dez brasileiros. Diante desse cenário, terminar esse ano fora do índice de endividamentos é o sonho de muitos.

Termine o ano de 2022 sem dívidas com estas dicas certeiras
Termine o ano de 2022 sem dívidas com estas dicas certeiras (Imagem: FDR)

Faltam pouco mais de 27 dias para que o ano de 2022 termine. Em uma situação que milhões de famílias vivem com dívidas, encontrar soluções para conseguir resolver esse problema ainda nesse ano é sempre muito interessante. No entanto, quem assumir esse compromisso deve estar ciente da necessidade de mudar seu comportamento.

Isso porque, os cidadãos precisarão se reorganizar para que consigam quitar os débitos em dia evitando as cobranças de juros e multas. Por exemplo, passando a reservar uma parcela do seu salário ou 13° salário para o pagamento de dívidas, ao invés de gastar com compras de fim de ano.

Quando opta pela quitação do débito à vista existe ainda a possibilidade de conseguir descontos, mas para alguns a ideia de parcelar a dívida ainda é a melhor alternativa. Antes de fechar o acordo o ideal é entender em qual cenário sua vida econômica está para conseguir mais vantagens.

Como negociar as dívidas online

Aqueles que têm débitos com credores de grandes empresas, poderão negociar suas dívidas online contando com parceiros como Serasa e Acordo Certo, ou ainda, usando os canais de atendimento das empresas. Nesse caso o acordo pode ser formalizado pela internet e somente será oficializado com o pagamento da primeira parcela ou parcela única.

É possível usar canais como:

Dicas para terminar o ano sem dívidas

Ao FDR, José Augusto de Rezende Júnior, sócio diretor do Instituto GEOC (Gestão de Excelência Operacional em Cobrança) junto com o Instituto GEOC, enviaram quatro dicas para quem deseja quitar suas dívidas sem ter muitas dores de cabeça:

  • Organize suas contas: É preciso conversar com a família e cortar gastos, para evitar cair em novas dívidas;
  • Considere imprevistos e gastos extras antes de assumir qualquer compromisso, especialmente a longo prazo;
  • Antes de novas compras, procure quitar e renegociar suas dívidas: elas podem incidir multas e juros que aumentem com o tempo, comprometendo cada vez mais sua renda;
  • Acompanhe de perto seus gastos e despesas: É importante conhecer melhor seus hábitos e entender onde seu dinheiro está sendo investido. Hoje existem no mercado diversas ferramentas que auxiliam nesse acompanhamento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]