Franquia: Aprenda a descobrir o valor de investimento ideal

Ao adquirir uma franquia é preciso se atentar a diversos aspectos que vão desde o setor de atuação, até a marca a qual se associar, se já é uma marca conhecida ou não e, principalmente, o valor que será investido.

A parte financiera é extremamente importante, já que existem centenas de franquias disponíveis no mercado, com valores de R$ 3 mil até R$ 5 milhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com essa quantidade de opções disponíveis, muitas pessoas podem ter dúvida em conseguir filtrar as melhores opções, com base primeiramente no capital disponível para o investimento.

“Vamos supor que, se uma pessoa tem R$ 50 mil, não necessariamente é aconselhável gastar todo o dinheiro. É sempre bom deixar uma sobra contando com o período de maturação do negócio. Este período pode ser de quatro a seis meses, mais ou menos, e corresponde ao tempo que o franqueado começa a aprender na prática sobre o negócio, a região em que está inserido e qual seu público-alvo”, explica Eduardo Santinoni, sócio fundador da Y Consultoria e especialista em implantação OKR e desenvolvimento, aprimoramento e formatação de franquias. 

Para o especialista, não há um número mágico para fazer essa conta, mas aconselha que o franqueador pense em seus gastos por até seis meses, sem passar aperto e sem prejudicar o crescimento da unidade.

“Tudo depende do valor que o investidor tem disponível. Há uma diferença em ter R$ 500 mil e R$ 50 mil. Quanto maior o valor disponível, é possível pensar em uma franquia que corresponde a 70% a 80% do capital. Já quando pensamos em uma franquia mais barata, como a de R$ 50 mil, o ideal é buscar uma marca de R$ 25 mil a R$ 30mil”, completa Eduardo.

Outro ponto importante é, caso o investidor não tenha experiência em gerir financeiramente um negócio, procurar franquias mais estruturadas, que poderão dar suporte direto e constante para o franqueado, desde o começo até o amadurecimento da gerência e do negócio.

“Pode parecer conservador, e de fato é, mas é necessário que o franqueado tenha essa reserva até que o negócio comece a dar lucro. Conseguir passar por esse período de maturação com tranquilidade é essencial para conseguir resultados sem prejudicar a tomada de decisão”, finaliza o especialista.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.