Pensando em investir em uma franquia? Descubra quanto ganha um franqueado

Antes de investir em uma franquia é preciso saber se o negócio vale mesmo a pena e quanto você ganhará como franqueado. 

Durante a concessão da franquia, o franqueado realiza um investimento com expectativas de que este lhe renda bons frutos. Isso porque, existe todo um estudo feito sobre a marca em questão e quais retornos ela trará ao investidor.

Exemplos famosos de marcas fortes e que  seus modelos de negócio garantem lucratividade são McDonald’s, Burger King, Cacau Show, Chilli Beans, entre outras. Apesar da franquia ser uma forma segura de investimento, a forma como é calculado o ganho ou salário do franqueado costuma gerar dúvidas.

Salário do franqueado

Antes de compreender melhor o que significa o salário do franqueado, é preciso destacar que o faturamento do negócio não é o mesmo que o lucro deste negócio e ambos não correspondem ao salário do dono da franquia.

O faturamento mensal é o tudo o que entrou na empresa durante o mês, com o valor serão pagas todas as despesas do negócio e só então poderá ser calculado o lucro para que o franqueado possa tirar o seu “salário”.

Para uma franquia que tenha um faturamento mensal de R$ 100.000 e uma lucratividade de 35%, isso significa que  após todos os pagamentos de royalties, publicidades, funcionários e despesas sobraram R$ 35.000.

Do valor do lucro deve ser retirado o pró-labore, sendo este o salário do franqueado.  Desse modo, cabe ao franqueador decidir quanto do lucro da empresa o mesmo terá como pagamento por seu trabalho.

Apesar disso, é importante que o franqueado tenha em mente que sua remuneração deve se dar com base no seu trabalho e suas funções dentro da empresa, assim seu “pagamento” se dará de maneira inteligente para que a empresa continue a ter sua reserva e não enfrente dificuldades futuras por conta de uma má gestão.

Mesmo podendo alcançar altos salários estando no maior cargo de uma franquia, o franqueado pode não ter uma garantia de renda fixa com seu pró-labore, já que uma franquia nunca tem o mesmo faturamento mensal.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Hannah Aragão
Hannah Aragão é graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuou em diversas áreas da comunicação, passando por assessoria, endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente, se dedica ao jornalismo online na produção de matérias para o portal FDR.