FGTS permite que trabalhadores tenham uma renda extra neste fim de ano

Trabalhadores que atuam com registro na carteira de trabalho, poderão se beneficiar com alguns créditos financeiros nesse final do ano. Além do 13° salário que é pago em duas parcelas, novembro e dezembro, também é possível receber o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Aqueles que têm saldo disponível nesse fundo poderão receber parte do que foi acumulado.

FGTS permite que trabalhadores tenham uma renda extra neste fim de ano
FGTS permite que trabalhadores tenham uma renda extra neste fim de ano (Imagem: FDR)

Existem algumas opções de saque do FGTS que ficam disponíveis durante o ano, mas para recebê-los é preciso que o trabalhador cumpra com exigências específicas. O valor total que foi acumulado no fundo de garantia, por exemplo, somente poderá ser recebido em uma possível demissão sem justa causa ou na aposentadoria. Também é liberado o uso para compra da casa própria. 

No entanto, o governo federal também permite que seja recebido parte do que está sendo somado ao fundo de garantia. Como, por exemplo, nas liberações por meio do saque extraordinário que neste ano permite o recebimento de até R$ 1 mil. E ainda, do saque aniversário que libera de 5% a 50% do saldo do fundo de garantia.

Porém, essas duas formas de receber o FGTS ainda em 2022 estão quase no fim do prazo. A Caixa Econômica estabelece uma data limite para receber essas modalidades, e assim conseguir organizar os pagamentos e as contas dos trabalhadores. Por isso, quem ainda tem saldo a receber deve se programar.

Como fazer o saque extraordinário do FGTS

Neste momento, a única forma de fazer o saque extraordinário do FGTS é solicitando o resgate do saldo máximo de R$ 1 mil no aplicativo do fundo de garantia. Até agosto a quantia estava no Caixa Tem e poderia ser movimentada pelo trabalhador a qualquer tempo.

Quem não recebeu os valores, no entanto, agora terão a oportunidade de ter acesso ao saldo, mas com prazo para resgate: até 15 de dezembro. O pedido acontece dessa forma:

  • Acesse o App do FGTS e faça login;
  • Selecione “saque extraordinário”;
  • Será informado o valor disponível para recebimento. Clique em “Fazer saque”;
  • O dinheiro será transferido para conta Caixa Tem do trabalhador em até 15 dias úteis.

Cada trabalhador terá uma conta no Caixa Tem aberta em seu nome. Basta baixar o App, fazer seu login e movimentar a quantia por lá.

Saque aniversário do FGTS

No caso do saque aniversário do FGTS, aqueles que já optaram por essa modalidade têm até 60 dias após o mês do seu aniversário para receber de 5% a 50% do saldo do fundo de garantia. Isso significa que o resgate ainda está disponível para os nascidos em outubro que não receberam o valor.

Mas é preciso muita atenção, porque quem nasceu antes de dezembro e ainda não fizeram o pedido pelo regime de saque aniversário, não poderão mais receber em 2022. A troca pela modalidade de saque acontece também no App FGTS e o dinheiro é depositado na conta da Caixa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]