INSS tem suas atividades paralisadas nesta quarta-feira. Entenda o motivo e quando retorna

Os segurados do INSS foram surpreendidos pelo ofício que o órgão enviou ao Governo Federal e que foi divulgado na última terça-feira (6). No documento, assinado pelo presidente do Instituto, a autarquia anunciou que não tem verba para os serviços essenciais e que as atividades seriam paralisadas na quarta-feira (7).

INSS tem suas atividades paralisadas nesta quarta-feira. Entenda o motivo e quando retorna (Imagem: FDR)
INSS tem suas atividades paralisadas nesta quarta-feira. Entenda o motivo e quando retorna (Imagem: FDR)

Algumas horas depois que a informação foi divulgada, o INSS declarou em nota que as atividades serão mantidas e que não haverá fechamento das agências. O novo aviso, feito em nome do Ministério do Trabalho e Previdência e do próprio órgão, contradiz o que foi afirmado no ofício enviado ao Governo, registrado no dia 2 de dezembro.

As reclamações por falta de recursos e de funcionários na autarquia é recorrente desde a metade do ano. O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, chegou a consultar o Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a abertura de créditos extraordinários, ou seja, fora do teto de gastos, para cobrir as despesas previdenciárias.

O ofício assinado por Guilherme Gastaldello, presidente do INSS, alertava para o risco de os seguros referentes ao mês de dezembro não serem pagos pela falta de verba. A última nota, entretanto, garante em nome da autarquia que os cortes no orçamento não colocam em risco o pagamento dos benefícios dos cadastrados.

A afirmação de que as despesas obrigatórias serão mantidas no último mês do ano envolve vários grupos de segurados do órgão. Além dos aposentados e pensionistas do INSS, as pessoas cadastradas no Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros benefícios assistenciais do governo também estão com os seus repasses confirmados.

Em novembro, o órgão previdenciário pagou, além dos seguros mensais, a parcela única do 13º salário aos segurados que têm direito ao abono. Os salários do mês de dezembro têm a previsão de serem pagos do dia 23 de dezembro de 2022 ao dia 6 de janeiro de 2023.

Calendário de dezembro do INSS para quem recebe até um salário mínimo

Calendário de dezembro do INSS para quem recebe mais que um salário mínimo

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile