Paulo Guedes é cotado para assumir Secretaria da Fazenda deste estado

Nesta segunda, 5, Tarcísio de Freitas, governador eleito de São Paulo, disse à CNN Brasil que o economista Samuel Kinoshita atuará como secretário da Fazenda de São Paulo. Guedes confirmou o convite feito ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para o cargo, mas afirmou ser “difícil ele aceitar”.

Tarcisio afirmou em sua entrevista ao canal de notícias que nunca foi “bolsonarista raiz”. “Comungo das ideias econômicas, principalmente desse governo Bolsonaro. A valorização da livre iniciativa, os estímulos ao empreendedorismo, a busca do capital privado, a visão liberal. Sou cristão, contra o aborto, contra a liberação de drogas, mas não vou entrar em guerra cultural”, disse ele à CNN.

Samuel Kinoshita é ex-assessor de Paulo Guedes, foi um dos coordenadores da parte econômica do programa de governo de Freitas e está comandando a área da economia na transição.

“Para mim seria um luxo (ter Paulo Guedes na Secretaria da Fazenda). Seria muito bom. O Brasil está crescendo e criando empregos. Estamos com 74% de relação dívida-PIB. Mas acho muito difícil ele aceitar. Daí o secretário será o Samuel Kinoshita”, disse  Tarcísio à CNN.

De acordo com o Valor Econômico, o ministro da Economia e Tarcísio vem conversando há alguns dias a respeito da possibilidade do ministro comandar a Fazenda no Estado.

De acordo com um aliado próximo do novo governador de São Paulo, Freitas deixou sob responsabilidade do coordenador da transição de governo em São Paulo, o ex-assessor do Ministério da Economia Guilherme Afif Domingos, de convencer o Paulo Guedes a fazer parte da equipe de Tarcísio. Afif e Guedes são bastante próximos e se conhecem há no mínimo 30 anos.

Gudes ainda não disse se irá aceitar o cargo. Ele mora no Rio de Janeiro e não estaria querendo se mudar para o estado de São Paulo, de acordo com fonte que trabalha no governo de transição.

Tarcísio também falou da gratidão que tem pelo presidente Jair Bolsonaro. “Tenho muita gratidão pelo presidente e temos conversado quando vou a Brasília. Tenho falado muito da necessidade de ele sair do casulo, de se posicionar como liderança de centro-direita, de atuar na sucessão da mesa e fazer uma oposição responsável e ser voz crítica, por exemplo, da maneira como a PEC do Estouro”, disse ele à CNN.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.