Através do aplicativo Meu INSS, uma série de serviços que antes só eram oferecidos presencialmente podem agora ser acessados sem precisar sair de casa. O aplicativo é gratuito e está disponível para download nos sistemas Android e iOS. Os segurados da autarquia podem até fazer solicitação de benefício pela plataforma digital.
As filas que lotavam as agências previdenciárias se tornaram mais raras nos últimos anos. O site www.meuinss.gov.br e, posteriormente, a criação do aplicativo Meu INSS são parte importante da solução desse problema.
Graças à atualização constante das plataformas digitais do órgão, os aposentados e pensionistas estão, cada vez mais, resolvendo as suas demandas pelo celular ou computador.
Agora, o INSS exige a presença da pessoa cadastrada apenas em alguns casos, como nas consultas de perícia médica ou para complementar a documentação. Pela internet, é possível consultar o extrato previdenciário, atualizar dados do cadastro, agendar perícia e até fazer pedido de benefício do órgão.
A solicitação de benefício é um dos processos mais complexos do órgão e a sua aprovação já foi sinônimo de muita demora, mas isso mudou. Através do site ou aplicativo, o próprio cidadão preenche o formulário, anexa os documentos solicitados para comprovação dos requisitos e até agenda consulta de perícia, se for necessário.
A partir daí, é com o INSS, que também dá o retorno pela própria plataforma ou pelo e-mail. Porém, mesmo tendo o processo otimizado na palma da mão, muitos solicitantes não conseguem a aprovação do seu benefício após o pedido online.
Dicas para garantir a aprovação do benefício pelo aplicativo Meu INSS
Confira se todos os documentos solicitados para o cadastro correspondem ao que será enviado. Algumas documentações, principalmente laudos médicos, exigem também uma data-limite, ou seja, o registro não pode ser antigo.
Muitos benefícios do INSS têm como requisito um tempo mínimo de contribuição ao órgão, e também limite de renda mensal per capita (por pessoa) ou por família. Revise os cálculos para que esses fatores não impeçam a aprovação do cadastro.
A orientação de um advogado especializado em direito previdenciário pode poupar tempo no processo. O profissional irá, antes de tudo, analisar o histórico de contribuição, no caso de pedido de aposentadoria, ou das condições socioeconômicas, no caso de solicitação de pensão ou outro benefício.
Após a sua análise, o advogado indicará o tipo de benefício que será mais vantajoso para o solicitante. Depois da escolha feita, ele também vai auxiliar no preenchimento do cadastro e no envio das documentações.
Para auxiliar nos pedidos de benefício, o aplicativo Meu INSS oferece calculadoras online. O usuário só precisa fornecer alguns dados para computar informações como tempo total de contribuição ou de aposentadoria. É possível ainda simular o valor de diversos benefícios antes de fazer qualquer solicitação.
Passo a passo para criar uma conta no aplicativo Meu INSS
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS e selecione “Entrar”;
- Escolha a opção “Entrar com gov.br” e digite seu CPF e senha, caso já tenha cadastro. Se for o primeiro acesso, selecione “Crie sua conta”;
- Escolha uma forma de validação de cadastro entre as opções que aparecem na tela;
- Preencha o cadastro com os dados pessoais solicitados;
- Habilite o cadastro através do e-mail ou de mensagem de texto no celular;
- Crie uma senha.
Passo a passo para solicitar aposentadoria, pensão ou benefício do INSS
- Depois de fazer o login, selecione a opção “Novo requerimento” e digite no campo de busca o benefício desejado;
- Selecione o benefício e confira na tela se possui os requisitos necessários para entrar no grupo de segurados;
- Preencha o formulário com os dados solicitados;
- Anexe os documentos exigidos em formato de imagem e confirme o pedido.