PIX: Confira como ficam os novos LIMITES determinados pelo BANCO CENTRAL

Foram anunciadas na última semana, algumas mudanças nas regras de limites de transações via PIX. Confira o que mudou nas regras do sistema de pagamentos que já é utilizado por cerca de 130 milhões de brasileiros.

Razão das mudanças 

Diante da necessidade de oferecer mais segurança para os usuários do PIX, o Banco Central vem alterando algumas regras da solução de pagamentos. Existe uma grande preocupação com a quantidade de golpes e fraudes que os consumidores estão enfrentando diante da instantaneidade das operações com PIX.

Novas regras do PIX: O que mudou?

Limites

Os bancos, a partir destas novas regras, não serão obrigados a estabelecer um limite de valor por transação, devendo somente determinar um limite por período de tempo. Desta forma, quem possui, por exemplo, um limite diário de R$3 mil, poderá utilizar todo este valor em uma única transação.

Nada muda no procedimento dos clientes que desejam solicitar mudanças no seu limite: caso ele queira uma diminuição em seu limite, o banco deve reduzir imediatamente. Já, se o pedido for de aumento de limite, ele deve ser autorizado em um período entre 24h e 48h.

Em casos de pessoa jurídica, as regras para estabelecer limites de transações passam a ficar a critério dos bancos. A base para estabelecer os limites quando o PIX for utilizado para uma compra passa a ser o limite que o mesmo cliente tem no TED, e não mais no cartão de débito.

Período noturno

Uma outra mudança é relacionada ao período noturno. Agora será uma opção dos bancos dar a possibilidade de customizar o horário noturno, quando o cliente pode pedir uma redução de limite. Em geral, a mudança acontece entre as 20h e 6h, mas será possível que os bancos deem a possibilidade do cliente alterar para 22h e 6h.

PIX Saque e PIX Troco

Uma outra mudança acontece nas duas modalidades do PIX. O valor limite para retirada de dinheiro pelo PIX Saque e pelo PIX Troco foi ampliado.

Estas novas regras começam a vigorar no início do ano que vem, exceto as mudanças realizadas na gestão dos limites para os clientes através  dos canais digitais , que passam a valer a partir de 3 de julho do ano que vem.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile