Prazo de pagamento do 13° salário se encerra HOJE para ESTES segurados

O pagamento do 13° salário é uma responsabilidade das empresas que devem depositar até esta quarta-feira (30), pelo menos 50% do valor. A gratificação natalina, como é chamado o décimo terceiro salário, ajuda os trabalhadores formais a lidarem com os gastos comuns do final de ano. Aqueles que não têm previsão de receber a quantia, podem denunciar o empregador.

Prazo de pagamento do 13º SALÁRIO se encerra HOJE para ESTES segurados
Prazo de pagamento do 13° salário se encerra HOJE para ESTES segurados (Imagem: FDR)

A empresa que atua com colaboradores registrados em carteira de trabalho tem por obrigação pagar o 13° salário. O abono pode ser dividido em duas parcelas, sendo que a primeira deve ser liberada entre fevereiro e novembro, ou antecipada junto com o pagamento das férias. A segunda e última parcela é paga até 20 de dezembro e ainda conta com descontos.

Estes descontos são relativos a contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), e para aqueles que precisam pagar o IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), pois têm renda mensal superior a R$ 1.903,98. As alíquotas desses dois segmentos são aplicadas sobre o valor da segunda parcela do 13°.

A primeira parcela do 13° salário, no entanto, não deve contar com nenhum tipo de redução de valores. Hoje (30), os trabalhadores receberão 50% do seu salário bruto, sendo que aqueles que trabalham sob regime de comissão, adicional noturno e hora extra, terão acesso a esses valores de forma proporcional, mas no pagamento de dezembro que vai considerar a média de todo o ano.

Como calcular o valor do 13° salário

Cabe a empresa calcular o valor do 13° salário dos seus funcionários, com base no que foi pago durante todo o ano. Aqueles que passaram a integrar a equipe de colaboradores ao longo do ano receberão de forma proporcional, quer dizer, ao invés de ter acesso ao valor total do seu salário terão direito a uma parcela dele.

Para entender melhor, o cálculo que define o 13° funciona assim:

  • 1/12 do salário bruto x número de meses trabalhados no ano.

A quantia total deve ainda ser dividida por dois, referente as duas parcelas, sendo que uma delas vai contar com os descontos de INSS e IRPF.

Quem vai receber o pagamento do 13° salário?

Trabalhadores formais já podem começar a se animar para o pagamento do 13° salário, útil para os gastos comuns do fim de ano ou para iniciar o próximo com menos dívidas e menos sufoco financeiro. De acordo com a Lei 4.090/1962, recebem o benefício:

  • Trabalhadores domésticos;
  • Trabalhadores da iniciativa privada;
  • Servidores públicos;
  • Trabalhadores temporários que tenham contratos formais.

Até mesmo aqueles que precisaram se afastar por licença médica ou salário maternidade têm direito ao pagamento.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com