As informações sobre o pagamento do PIS/PASEP do próximo ano ainda não foram oficializadas. Ainda assim, um saque neste ano ainda é preciso ser retirado no máximo até 29 de dezembro, para que fique dentro do prazo. Os trabalhadores que estão em dúvida tanto sobre o próximo pagamento do abono salarial, como aqueles que querem saber se há saldo a ser recebido neste ano, podem usar canais online de consulta.
O PIS/PASEP é um abono salarial que funciona como uma gratificação aos trabalhadores de baixa renda, com renda de no máximo dois salários mínimos por mês. Uma vez por ano esse grupo de funcionários recebe o abono no valor máximo de um salário mínimo, e podem usar a quantia como desejarem. Pelo menos até 2019 o pagamento de um ano era referente ao trabalho do ano anterior.
Mas em 2020, devido a pandemia de Covid-19, o governo precisou usar os recursos do abono salarial para pagar o BEm (Benefício Emergencial). Dessa forma garantiu que milhares de trabalhadores da rede privada mantivessem seus empregos, já que o governo pagou parte de seus salários sob condição de que eles não fossem demitidos.
Por conta disso, em 2020 não houve pagamento do PIS/PASEP que retornou em 2021 liberando os recursos de quem havia atuado em 2019. Dessa forma, o pagamento de um ano está correspondendo ao trabalho exercido dois anos atrás. Em 2022, por exemplo, receberam aqueles que atuaram em 2020.
Apps para consultar o pagamento do PIS/PASEP
As expectativas são de que a partir de fevereiro o pagamento do PIS/PASEP 2023 seja liberado para quem trabalhou em 2021. O governo pode ainda incluir aqueles que trabalharam em 2022 e finalmente regularizar o calendário, mas serão preciso recursos suficientes para bancar essa mudança.
Em 2022, até 29 de dezembro pode ser resgatado o abono salarial de quem trabalhou em 2020. Também foi liberado o benefício de quem trabalhou de 2016 a 2020, mas ainda não tinha resgatado a quantia. Para saber quanto há disponível os interessados podem usar o App Carteira de Trabalho Digital.
- Baixe e acesse o App Carteira de Trabalho Digital;
- Faça login usando número do CPF e senha criados no Gov.br;
- Selecione “Benefícios”;
- Agora, escolha “Abono salarial”;
- Selecione o ano base, quer dizer, o ano que trabalhou;
- O sistema vai informar se há abono a receber, o valor e a data de pagamento.
O PIS (Programa de Integração Social) que é pago para trabalhadores da rede privada é sacado na Caixa Econômica Federal ou Caixa Tem. E o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) liberado para servidores públicos usa o Banco do Brasil para pagamento.