13º salário do INSS: saiba qual o prazo MÁXIMO para fazer o saque do seu benefício

O INSS já começou a pagar o 13º salário a um grupo específico dos cadastrados do órgão previdenciário. O pagamento do abono está sendo feito junto com o depósito referente ao mês de novembro. Entenda o funcionamento do calendário e as regras para receber o décimo terceiro.

INSS retoma seu calendário de pagamento nesta semana. Veja quem recebe
13º salário do INSS: saiba qual o prazo MÁXIMO para fazer o saque do seu benefício. (Imagem: FDR)

O direito ao abono natalino é concedido a quase todos os aposentados e pensionistas do INSS. Porém, boa parte desse grupo recebeu o 13º salário da autarquia antecipadamente ainda no primeiro semestre de 2022. Uma medida do Governo Federal liberou o adiantamento da verba e cerca de 30 milhões de segurados fizeram o saque do abono entre abril e junho deste ano.

Portanto, o INSS só realizará novo pagamento do 13º salário aos segurados que se cadastraram a partir de maio. Por terem entrado durante a antecipação do décimo terceiro, eles não receberam o abono, mas terão direito ao saque agora, entre novembro e dezembro.

Qual o prazo para fazer o saque do 13º salário do INSS?

Diferente do que acontece com outros benefícios, o saque do 13º salário do INSS não tem um prazo para ser efetuado. O que existem são os prazos de liberação, que seguem o calendário do órgão e correspondem às datas de pagamento do mês de novembro. O valor do abono é liberado na mesma conta em que o segurado recebe o seu benefício mensal.

Calendário de pagamento do 13º do INSS para quem recebe até um salário mínimo

Calendário de pagamento do 13º do INSS para quem recebe mais que um salário mínimo

Para consultar a entrada do 13º salário, o segurado pode acessar a sua conta no site oficial ou aplicativo Meu INSS e conferir o extrato previdenciário. As informações também podem ser confirmadas através do atendimento gratuito por telefone na Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile