Anvisa aprova medicamento contra COVID mas valor de venda pode ser ASSUSTADOR

Nesta semana, foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a venda do medicamento Paxlovid, produzido pela Pfizer para o tratamento da covid-19. A partir desta aprovação, o remédio pode ser comercializado em hospitais e farmácias, sob prescrição médica. Porém, neste primeiro momento, a prioridade é a de abastecer o Sistema Único de Saúde (SUS).

O medicamento é indicado para o tratamento da Covid-19 em pessoas adultas que não necessitam de suplementação de oxigênio e que correm risco de progressão para quadro clínico mais grave. O medicamento deve ser administrado cinco dias depois do aparecimento dos sintomas.

O Paxlovid já teve o seu uso emergencial aprovado no pais em março deste ano e é um medicamento que junta comprimidos de dois outros remédios: o nirmatrelvir e o ritonavir, que devem ser embalados e tomados juntos.

Esta aprovação da Avisa foi embasada na de outros países que apostaram na venda do medicamento ao mercado privado e também na argumentação de autoridades internacionais de referência dos Estados Unidos e Canadá. 

A aprovacão acontece em meio ao cenário epidemiológico atual marcado pelo crescimento de casos de covid-19, especialmente em decorrência da circulação de novas subvariantes da Ômicron.

De acordo com uma das diretoras da Anvisa, Meiruze Freitas, a comercialização do medicamento no mercado privado traria mais facilidade de acesso para o tratamento da covid-19 e que “o diagnóstico precoce e o tratamento ambulatorial, quando necessário, são importantes para evitar a progressão da doença para casos graves”, disse ela ao UOL.

De acordo com um levantamento divulgado em fevereiro pela agência Reuters, o valor do tratamento com o Paxlovid custa US$$530, cerca de R$2.900 na atual cotação do dólar. O preço do medicamento aqui no Brasil ainda não foi revelado e também não foi explicado se haverá uma regulação pública para controlar o preço do medicamento, mesmo nas farmácias.

Paxlovid ou paxlovide é um medicamento antiviral desenvolvido pela Pfizer que atua como um inibidor da protease 3CL. É um inibidor covalente, ligando-se diretamente ao resíduo de cisteína catalítica da enzima.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.