O pagamento do vale-gás é bimestral, o último depósito aconteceu em outubro, por isso o próximo repasse está marcado para dezembro. A ideia é que as famílias de baixa renda possam ser beneficiadas com uma ajuda financeira capaz de financiar o valor do botijão de gás de cozinha de 13 kg. Para isso, o governo usa como referência a média do valor nacional do produto, medido pela ANP (Agência Nacional do Petróleo).
O pagamento do vale-gás é incluso junto do cronograma de repasses do Auxílio Brasil. Mas isso não significa que todos aqueles que têm acesso a um terão direito ao outro. Pelo contrário, enquanto o Auxílio Brasil contempla 21 milhões de famílias, o auxílio gás é responsável por pagar pouco mais de 6 milhões de famílias. A seleção acontece por meio da inscrição no Cadastro Único.
Por meio da Emenda Constitucional n°123, o governo federal permitiu que R$ 2 bilhões fossem liberados para investir neste benefício de agosto a dezembro. O que significou o dobro do valor pago neste auxílio. Enquanto até junho era permitido pagar 50% do preço médio do botijão no país, de agosto em diante passou-se a receber 100% deste valor.
Quem tem direito ao vale-gás?
O último pagamento do vale-gás foi de R$ 120, essa quantia, no entanto, pode mudar caso a ANP anuncie uma nova quantia média cobrada pelo botijão de gás de cozinha. O que não altera é a seleção dos contemplados, baseada na inscrição do CadÚnico e de requisitos como:
- Ter renda familiar igual ou menor que um salário mínimo por pessoa da família;
- Pagamento autorizado para beneficiados pelo BPC (Benefício de Prestação Continuada);
- Prioridade para mães chefes de família que foram vítimas de violência doméstica.
Para saber se foi contemplado, basta fazer a consulta em canais como o App do Auxílio Brasil ou do Caixa Tem.
Calendário de pagamentos do vale-gás
Esse será o último pagamento do vale-gás com valor equivalente a 100% do preço médio do botijão de gás de cozinha, a partir de janeiro volta a valer o valor de 50%. Agora, os depósitos que acontecem na poupança social do Caixa Tem estão marcados para os seguintes dias:
- 10 de dezembro: NIS final 1;
- 13 de dezembro: NIS final 2;
- 14 de dezembro: NIS final 3;
- 15 de dezembro: NIS final 4;
- 16 de dezembro: NIS final 5;
- 17 de dezembro: NIS final 6;
- 20 de dezembro: NIS final 7;
- 21 de dezembro: NIS final 8;
- 22 de dezembro: NIS final 9;
- 23 de dezembro: NIS final 0.