Como será o ingresso na USP com a nota do ENEM em 2023?

Universidade anunciou recentemente que não vai mais oferecer vagas pelo Sistema de Seleção Unificada. Com isso, uma nova forma de ingresso será implantada e acontecerá através da nota do ENEM; confira como será o processo seletivo a partir de agora.

Como será o ingresso na USP com a nota do ENEM?
Como será o ingresso na USP com a nota do ENEM? (Imagem: FDR)

No último dia 10 de novembro a Universidade de São Paulo (USP) aprovou uma nova forma de ingresso e a saída do SiSU 2023. A mudança será válida já para ingresso no primeiro semestre letivo do próximo ano.

Com essa decisão a USP deixa de oferecer parte de suas vagas pelo SiSU e passa a adotar uma seleção própria com uso da nota do ENEM. A Universidade de São Paulo aderiu ao Sistema de Seleção Unificada em 2016.

Nova forma de ingresso na USP com nota do ENEM

Com a mudança o ENEM-USP passará a ser realizado pela FUVEST, a mesma que é responsável pelo vestibular da universidade. A decisão de deixar o SiSU foi tomada para alinhar os calendários de ingresso na instituição, afinal o Sistema de Seleção Unificada segue o calendário elaborado pelo MEC. A Universidade de São Paulo vai oferecer 2.936 vagas nessa modalidade.

As inscrições no processo seletivo estão previstas para serem abertas hoje, 21, e se estender até o dia 10 de janeiro de 2023; com pagamento de taxa no valor de R$ 10, informações podem ser obtidas pelo site ingresso USP. Terá isenção aqueles que se encaixarem em um dos seguintes grupos:

Na inscrição, o candidato deverá indicar sua área de interesse – Exatas, Biológicas ou Humanas – e três cursos dentro da respectiva área. De 15 a 29 de janeiro, o candidato terá a oportunidade de alterar esta opção. A chamada dos aprovados será realizada na mesma data da Fuvest, sendo a primeira no período de 31 de janeiro a 6 de fevereiro de 2023.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

 

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile