13º salário em novembro: aprenda a calcular o valor do seu benefício e saiba quanto irá receber

Os meses de novembro e dezembro são a época em que o abono especial de Natal é pago. Essa parcela extra, popularmente conhecida como 13º salário, é esperada durante todo o ano por aqueles que têm direito a recebê-la. Porém, algumas regras determinam os valores do abono e o seu calendário de pagamento. Entenda todos os detalhes.

13º salário em novembro: aprenda a calcular o valor do seu benefício e saiba quanto irá receber. (Imagem: Montagem FDR)

Têm direito a receber o 13º salário todos os trabalhadores com carteira assinada, ou seja, os contratados sob regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS também recebem a parcela extra nos meses de novembro e dezembro.

Quem tem direito ao 13º salário?

Os trabalhadores com carteira de trabalho assinada que tiverem registrado, pelo menos, um mês de tempo de serviço, têm direito a receber o abono proporcional ao tempo em que esteve empregado.

De acordo com a legislação, as empresas devem pagar o 13º salário em duas parcelas ao longo do ano. A primeira precisa ser depositada até o dia 30 de novembro e a última parcela até o dia 20 de dezembro.

Se o trabalhador não recebeu o primeiro pagamento no prazo, deve receber o valor completo do abono dentro do prazo da última parcela, ou seja, até o dia 20 de dezembro. No caso desse último pagamento também não ter sido feito, o empregado pode levar o caso à Justiça.

Qual o valor do 13º salário?

Se o trabalhador em regime CLT foi contratado desde o dia 17 de janeiro de 2022 ou antes disso, ele tem direito a um 13º salário correspondente à metade do seu salário bruto. Porém, se a data de admissão do empregado for a partir do dia 18 de janeiro de 2022, o cálculo do abono será outro.

Para esses que foram contratados após o dia 18 de janeiro, o valor do 13º salário será proporcional à quantidade de meses trabalhados no ano. A regra considera um mês de trabalho “inteiro” quando há, pelo menos, 15 dias trabalhados.

Confira a sua data de admissão para saber o valor do seu abono. Em seguida, preencha a calculadora do FDR com o valor do seu salário, o número de meses trabalhados e em quantas parcelas o seu empregador pagará o abono.

Beneficiários do INSS têm direito ao 13º salário?

No caso dos segurados do INSS, a maioria já recebeu o abono antecipadamente, no primeiro semestre de 2022, entre abril e junho. O motivo foi a crise causada pela pandemia de Covid-19. Portanto, receberão o pagamento do 13º do INSS no final deste ano apenas os beneficiários que se cadastraram a partir de maio deste ano, pois esses não foram incluídos no adiantamento.

Não têm direito ao 13º salário os segurados do INSS cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na Renda Mensal Vitalícia (RMV). O BPC é um benefício assistencial, e não previdenciário, por isso não confere o direito ao abono. Já a RMV, por ser um benefício em extinção, não é incluído no grupo dos seguros que garantem o 13º.

O INSS decidiu que o pagamento do décimo terceiro dos segurados será feito junto com o depósito do benefício referente ao mês de novembro. Portanto, a regra do calendário regular do órgão valerá também para o 13º salário. Confira abaixo em que dia cada grupo recebe o seu abono.

Calendário de pagamento do 13º do INSS para quem recebe até um salário mínimo

Calendário de pagamento do 13º do INSS para quem recebe mais que um salário mínimo

YouTube video player
Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile