Copa do Mundo: onde assistir os jogos de forma totalmente gratuita

Pontos-chave
  • Serão 64 jogos da Copa do Mundo na edição de 2022;
  • Apenas um canal de televisão poderá transmitir os jogos na TV aberta;
  • A exclusiva se estende no YouTube em que apenas um canal fará a transmissão de todos os jogos.

A Copa do Mundo de 2022 acontecerá no Qatar (Catar), primeira vez que um evento deste porte é realizado no Oriente Médio. A maior competição de futebol do mundo mexe com a rotina de muitos brasileiros, principalmente ao considerar que este é o esporte preferido no país. Quem pretende assistir aos jogos, descobre agora onde haverá transmissão gratuita. 

Copa do Mundo: onde assistir os jogos de forma totalmente gratuita
Copa do Mundo: onde assistir os jogos de forma totalmente gratuita (Imagem: Montagem/FDR)

Grupos de amigos e familiares costumam reservar o dia dos jogos do Brasil na Copa do Mundo para se reunir e assistir juntos a competição. A televisão aberta, isto é, os canais que não são pagos, costumam transmitir ao vivo a esses jogos para todo país. No entanto, os interessados em assistir a outras disputas além daqueles que o Brasil vai estar em campo, podem ter mais dificuldade.

Como qualquer competição esportiva, os canais de televisão precisão negociar com a organizadora do evento para fazer a transmissão. Na prática, essas empresas compram o direito de transmitir os jogos e competições, a fim de aumentar sua audiência, e vender mais publicidade. Tudo funciona em um esquema de lucros.

Neste caso, as negociações acontecem diretamente com a FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado). Serão 64 jogos na Copa do Mundo, deste total 56 competições serão transmitidas ao vivo em um único canal de televisão aberta. Todas 64 competições também poderão ser assistidas ao vivo de forma exclusiva em um canal do YouTube.

Quando serão os jogos do Brasil na Copa do Mundo

Neste ano uma das novidades dos jogos da Copa do Mundo é o período em que eles acontecerão. Normalmente, as edições acontecem no meio do ano e período de férias escolares no Brasil, em meados de julho. Dessa vez o evento será realizado entre novembro e dezembro, quando a temperatura será mais amena no Catar.

No mês de dezembro o país entra no período de inverno quando as temperaturas vão variar de 26° a 23°, o que ainda é bem expressivo para parte dos jogadores, como os europeus, por exemplo. Em países como Alemanha, Holanda e Inglaterra, a temperatura média é de 4 graus durante o inverno. Para que o corpo dos atletas não sinta tanta diferença, os estádios também serão climatizados.

A programação de jogos da Copa do Mundo para o Brasil já foi definida na primeira fase. Caso consiga se destacar, a seleção avança para a fase de mata a mata.

Fase de grupos:

24/11:

28/11:

02/12:

Oitavas de final:

Quartas de final:

Semifinais:

Final:

Jogos da Copa do Mundo (Imagem: FDR)

Onde assistir os jogos da Copa do Mundo de graça

Vão assistir dois meios de assistir aos jogos da Copa do Mundo de forma totalmente gratuita. O primeiro é com a transmissão pela televisão, o que pode não ser uma boa alternativa para aqueles que estarão em outras tarefas ou em locais que não têm televisores.

E a segunda é mais versátil, com a transmissão pelo YouTube em que o acesso pode ser feito usando celular, tablet, computadores e aparelhos móveis. Confira onde esses jogos ficarão disponíveis:

Na TV aberta:

A Globo ainda fará transmissão paga pelos canais SporTV e GloboPlay.

No YouTube:

Os interessados também pode acompanhar os resultados, os bares e restaurantes em que os jogos estarão sem transmitidos, além da tabela de classificação, por meio da busca no Google. A plataforma está lançando novos recursos visando a Copa do Mundo.

As rádios também farão a transmissão ao vivo de alguns jogos, opções como Jovem Pan (SP), Jornal (PE), e Gaúcha (RS) terão uma programação especial para quem quiser ouvir os jogos.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile