Meu INSS ganha dois novos serviços. Veja como ter acesso e quais as funções

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acaba de liberar novos serviços que podem ser feitos pelo aplicativo oficial gratuito do órgão, o Meu INSS. Através da plataforma, os segurados já conseguiam agilizar muitas demandas que antes só eram realizadas nas agências previdenciárias. Saiba quais são as novidades do app e como usar.

INSS retoma seu calendário de pagamento nesta semana. Veja quem recebe
Meu INSS ganha dois novos serviços. Veja como ter acesso e quais as funções. (Imagem: FDR)

A partir de agora, o usuário do aplicativo Meu INSS poderá fazer o pedido de aposentadoria por incapacidade permanente, popularmente conhecida como aposentadoria por invalidez. Antes, o requerimento só poderia ser feito de forma presencial, nas agências da autarquia.

O segundo recurso que é novidade no aplicativo é a solicitação do reembolso do deslocamento para a perícia médica, no caso do consultório ser em uma cidade diferente da que o segurado mora. Este é um direito dos beneficiários do INSS pouco conhecido, e agora o seu acesso será ainda mais facilitado.

De acordo com a Instrução Normativa 128/2022, o aposentado ou pensionista convocado pelo INSS para realizar perícia médica que for direcionado para um local que não é na cidade onde mora, tem direito a reembolso pelo deslocamento no valor de R$ 118,43. A perícia médica é uma etapa protocolar da revisão de cadastro e serve para habilitar o segurado a continuar recebendo o seu benefício.

Passo a passo para fazer o pedido da aposentadoria por invalidez no aplicativo Meu INSS

Passo a passo para solicitar o reembolso de deslocamento da perícia médica pelo aplicativo Meu INSS

Quem pode ser beneficiário do INSS?

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile