Estudante participaria da prova pela primeira vez, mas, foi impedido por problemas com o documento de identificação. Reaplicação da prova do ENEM 2022 deve ser solicitada pela mãe do estudante. Entenda melhor o que aconteceu e os desdobramentos do caso.
No último domingo, 13, um estudante foi retirado do seu local de prova do ENEM 2022 na EEEFM João Biley, no município de Castelo (ES). Ele participaria do Exame Nacional do Ensino Médio pela primeira vez, o que gerava bastante expectativa.
Daniel Soares Moreira tem 19 anos e precisou vencer muitos desafios para participar do exame, pois, é autista, escreve e lê com dificuldade.
Estudante autista é impedido de fazer a prova do ENEM 2022
A situação toda se deu porque o documento de identificação de Daniel havia extraviado, assim, foi apresentada a Carteira de Trabalho e Previdência Social digital, no entanto, o documento deveria estar com nível prata, mas, estava com nível bronze.
“Não havia nenhuma informação sobre isso no edital”, afirmou a mãe. “Para virar ‘nível prata’, como pediam, eu precisava vincular o cadastro dele a uma conta bancária, o que era inviável naquele dia, pois era domingo”, comentou a mãe de Daniel, a terapeuta Elenir Moreira.
Após a recusa a recomendação dos aplicadores foi que a mulher procurasse uma delegacia e registrasse um boletim de ocorrência; após retornar para o local, mais uma vez seu filho foi impedido.
Por recomendação de sua advogada, mãe e filho permaneceram no local e tiveram, inclusive, que ser retirados por policias, mas, tudo de forma educada e pacífica.
“Minha advogada tentou ligar para o plantão do Inep enquanto isso, mas ninguém atendeu”, acrescentou Elenir.
O INEP afirmou que a Carteira de Trabalho é um documento de identificação válido no ENEM 2022, mas, apenas em formato impresso.
Ou seja, ele não está na lista de documentos digitais aceitos.
Sobre a situação, Elenir afirmou que vai solicitar a reaplicação da prova para o filho. O pedido deverá ser julgado pelo INEP, no entanto, situações em que o participante não faz a prova por falta de documentos não garantem a reaplicação.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.