Quando cai o 13º salário do INSS? Acompanhe o calendário e simule o valor do seu benefício

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fará o pagamento a partir do mês de novembro, aos seus beneficiários que começaram a receber seu benefício em 2022, do 13º salário após o adiantamento das duas primeiras parcelas nos últimos anos.

Quando cai o 13º salário do INSS? Acompanhe o calendário e simule o valor do seu benefício (Imagem: FDR)
Quando cai o 13º salário do INSS? Acompanhe o calendário e simule o valor do seu benefício (Imagem: FDR)

Os valores serão proporcionais ao tempo de recebimento da aposentadoria ao longo do ano de 2022. Contudo, serão pagos de forma integral. Assim, a consulta para saber o quanto será pago pode ser realizada pelo aplicativo Meu INSS e só será aberta no mês de novembro.

Os valores passarão a ser depositados a partir do próximo dia 24 de novembro, conforme o calendário oficial de pagamentos do INSS. Assim, os depósitos devem ser encerrados no dia 7 de dezembro.

Os primeiros segurados a receberem seus benefícios serão aqueles que recebem um salário mínimo (R$ 1.212). A partir do dia 1º de dezembro, os aposentados e pensionistas que recebem acima do patamar nacional terão a sua remuneração depositada.

Assim, quem tem direito ao 13º salário do INSS são os aposentados, pensionistas e quem recebe outros auxílios. Entretanto, as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Renda Mensal Vitalícia não têm direito ao 13º salário.

13º SALÁRIO NA PRÁTICA: VEJA AS REGRAS, DATAS DOS PAGAMENTOS E COMO CALCULAR O VALOR ONLINE

Antecipações do 13º salário do INSS foram feitas no 1º semestre

Em 2020 e 2021, o 13º salário do INSS foi autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), sempre no mês de abril. Ao todo, mais de 30 milhões de beneficiários tinham direito à remuneração do instituto à época. Entretanto, neste ano, o instituto paga benefícios a 36 milhões de brasileiros de cidadãos. Porém, nem todos têm direito às gratificações natalinas.

Assim, nos últimos dois anos, a primeira parcela do benefício era paga no mês de abril. E no mês seguinte, o 13º salário é completado a partir do pagamento da parcela final.

Aplicativo mostrará valores a serem recebidos

O beneficiário poderá utilizar o aplicativo do Meu INSS ou o site oficial do instituto para conferir as datas e os valores dos benefícios antes do pagamento. Para isso é necessário o cadastro e a criação da senha na plataforma. A ferramenta também traz informações como o extrato de pagamento do benefício e a margem para o crédito consignado.

Simule agora o valor 13º salário

Sair da versão mobile