O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fará o pagamento a partir do mês de novembro, aos seus beneficiários que começaram a receber seu benefício em 2022, do 13º salário após o adiantamento das duas primeiras parcelas nos últimos anos.
Os valores serão proporcionais ao tempo de recebimento da aposentadoria ao longo do ano de 2022. Contudo, serão pagos de forma integral. Assim, a consulta para saber o quanto será pago pode ser realizada pelo aplicativo Meu INSS e só será aberta no mês de novembro.
Os valores passarão a ser depositados a partir do próximo dia 24 de novembro, conforme o calendário oficial de pagamentos do INSS. Assim, os depósitos devem ser encerrados no dia 7 de dezembro.
Os primeiros segurados a receberem seus benefícios serão aqueles que recebem um salário mínimo (R$ 1.212). A partir do dia 1º de dezembro, os aposentados e pensionistas que recebem acima do patamar nacional terão a sua remuneração depositada.
Assim, quem tem direito ao 13º salário do INSS são os aposentados, pensionistas e quem recebe outros auxílios. Entretanto, as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Renda Mensal Vitalícia não têm direito ao 13º salário.
Antecipações do 13º salário do INSS foram feitas no 1º semestre
Em 2020 e 2021, o 13º salário do INSS foi autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), sempre no mês de abril. Ao todo, mais de 30 milhões de beneficiários tinham direito à remuneração do instituto à época. Entretanto, neste ano, o instituto paga benefícios a 36 milhões de brasileiros de cidadãos. Porém, nem todos têm direito às gratificações natalinas.
Assim, nos últimos dois anos, a primeira parcela do benefício era paga no mês de abril. E no mês seguinte, o 13º salário é completado a partir do pagamento da parcela final.
Aplicativo mostrará valores a serem recebidos
O beneficiário poderá utilizar o aplicativo do Meu INSS ou o site oficial do instituto para conferir as datas e os valores dos benefícios antes do pagamento. Para isso é necessário o cadastro e a criação da senha na plataforma. A ferramenta também traz informações como o extrato de pagamento do benefício e a margem para o crédito consignado.