Quem está inscrito no Cadastro Único tem direito a diversos programas e benefícios do Governo Federal. Uma novidade para esses cidadãos foi anunciada recentemente, trata-se da distribuição gratuita de kits de TV para a troca da antena parabólica por uma nova, que possui sinal digital com maior qualidade.
Aos poucos o 5G está se espalhando pelo Brasil e a nova tecnologia vai ampliar as possibilidades interações digitais. Apesar disso, é preciso fazer adaptações para a implementação do sinal no Brasil. Uma das principais mudanças visa acabar com as interferências no sinal das TVs com antenas parabólicas.
Para quem assiste televisão aberta e está no CadÚnico esse é o momento ideal para garantir o acesso aos equipamentos de transmissão sem pagar nada por isso.
A iniciativa promete acabar com interferências nas transmissões dos canais abertos. Com o novo kit 5G, além de qualidade, também será possível desfrutar de uma transmissão ainda mais rápida chegando nos aparelhos.
Como funciona o kit 5G para os inscritos no Cadastro Único
Os equipamentos serão distribuídos aos cidadãos que possuem e utilizam a antena parabólica tradicional e estão no CadÚnico. Além disso, também será preciso seguir essas regras:
- Fazer parte de algum programa social do Governo Federal, como o Auxílio Brasil. (inscrito no Cadastro Único);
- Possuir uma antena parabólica tradicional;
- A antena parabólica deve estar devidamente instalada e conectada à TV para assistir à programação.
Como trocar a parabólica pelo sinal digital?
Todo procedimento de solicitação é feito pela internet, onde o cidadão precisará agendar um horário para retirar o seu kit através do sistema Siga Antenado;
- Acesse o Portal Siga Antenado e selecione “Programa de distribuição de kits”;
- Em seguida, informe se fará o agendamento com o número do CPF ou NIS;
- Informe a sequência numérica do CPF ou NIS do responsável familiar;
- Preencha as informações seguintes orientadas pelo portal.
O que é o Siga Antenado?
O Siga Antenado é a entidade que administra a nova faixa de transmissão e a responsável por distribuir de forma gratuita os kits de antenas parabólicas digitais, que migram a Banca C para a Banca Ku.
Na prática, quem adquirir os novos kits terá acesso aos canais abertos da TV via satélite com imagem mais nítida e qualidade superior ao antigo modelo de transmissão.
Vale destacar que a troca do equipamento é destinado ao público que possui parabólicas convencionais. Quem possui antena digital e TV por assinatura, por exemplo, não será contemplado pela mudança por já terem acesso à TV digital.