ATENÇÃO! INSS pode CANCELAR milhares de BENEFÍCIOS desses cidadãos em novembro

O novo pente-fino do INSS pode fazer com que milhares de beneficiários fiquem sem os seus depósitos mensais. De acordo com a Portaria 2.965, Publicada no Diário Oficial da União, uma nova rodada de análises previdenciárias será realizada em novembro.

ATENÇÃO! INSS pode CANCELAR milhares de BENEFÍCIOS desses cidadãos em novembro (Imagem: FDR)
ATENÇÃO! INSS pode CANCELAR milhares de BENEFÍCIOS desses cidadãos em novembro (Imagem: FDR)

Esse “pente-fino” do INSS vai identificar os cidadãos que estão com suspeitas de irregularidades em seus dados, o que compromete o pagamento dos valores que são depositados periodicamente pela autarquia.

Atualmente, mais de 36 milhões de brasileiros recebem algum benefício previdenciário. Constantemente são feitas reavaliações para que apenas as pessoas que realmente precisam do apoio financeiro possam receber os seus direitos.

Quem vai passar pelo pente-fino do INSS?

De modo geral, serão analisados os dados daqueles beneficiários que recebem o auxílio-doença e que estão a mais de 6 meses sem realizar a perícia médica obrigatória. O foco será naquelas pessoas que não estão com alta programada ou previsão de reabilitação.

Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também vai passar pelo “pente-fino”, principalmente aqueles cidadãos que estão há mais de 2 anos sem revisão.

O tempo de recebimento do benefício e a idade do segurado também serão levados em consideração, ou seja, quanto mais novo for o cidadão maiores serão as chances de convocação para a apuração dos dados.

Da mesma forma, serão convocados prioritariamente aquelas pessoas que estão recebendo o seguro a bastante tempo, de modo que seja comprovada a necessidade da continuidade dos depósitos.

Como acontecerá a convocação?

O INSS vai contatar os beneficiários através do aplicativo MEU INSS, de correspondências, e-mails ou através de ligações telefônicas. Será preciso comprovar os dados em até 30 dias para que o seguro não seja bloqueado.

Nesse período será necessário agendar a perícia médica pelo telefone, através do número 135, ou através do aplicativo. Caso a defesa não seja apresentada, o benefício será suspenso e haverá mais 60 dias de limite para que o agendamento seja realizado.

Se nenhum dos prazos forem cumpridos, o segurado terá todos os seus benefícios devidamente cancelados. Dessa forma, afim de evitar essa situação, fique atento aos canais de comunicação para observar se há alguma notificação sobre esse assunto.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.