Beneficiários do Auxílio Brasil vêm se queixando de descontos indevidos no pagamento da parcela do mês de novembro do programa social, que será depositada entre os dias 17 e 30 deste mês.
De acordo com a diretora da Rede Brasileira de Renda Básica, Paola de Carvalho, a organização vem recebendo diversas queixas de pessoas que não solicitaram o empréstimo do Auxílio Brasil, mas estão com descontos programados nos valores a serem recebidos. Além disso, há usuários que solicitaram o consignado, que foi negado, mas ainda assim estão vendo parcelas serem cobradas.
Existe carência para os descontos no Auxílio Brasil?
Questionado, o Ministério da Cidadania informou que os empréstimos consignados obtidos entre os dias 10 de outubro e 1º de novembro já constarão na folha de pagamentos de novembro. A pasta ainda coloca que todos os beneficiários que se enquadram neste requisitos foram avisados previamente por mensagens em seus extratos.
Operadora do Auxílio Brasil, a Caixa Econômica Federal ressaltou que a política dos descontos está acontecendo como foi acordado entre Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) e as instituições financeiras.
A estatal ainda afirma que para o caso de o beneficiário querer tirar alguma dúvida referente aos descontos, ele pode entrar diretamente em contato com a instituição onde foi feita a contratação. A informação sobre qual o banco foi responsável pelo consignado pode ser obtida ligando para o 121, telefone do Ministério da Cidadania.
Polêmicas sobre o empréstimo consignado do Auxílio Brasil
Desde o anúncio, a liberação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil é cercada de polêmicas e já foi paralisada duas vezes. Em suspensão até o dia 14 de novembro devido à alta demanda nos servidores da Caixa, a linha de crédito já foi alvo de críticas por reclamações de crédito cancelado, demora na liberação do dinheiro e cobrança de taxas extras.
Inclusive, a primeira interrupção no serviço foi feita através de solicitação do Tribunal de Contas da União (TCU). Naquela ocasião, houve uma sobrecarga de acessos no Caixa Tem, fazendo com que pedidos fossem cancelados ou ficassem em processamento, mas sem respostas. Cerca de 200 mil pessoas ficaram com a contratação em análise até o dia 21 de outubro e precisaram refazer o processo.
Assim, Paola de Carvalho fez questão de salientar a preocupação com as famílias que não receberam os recursos do empréstimo, mas ainda assim viram as parcelas serem descontadas.
“Está sendo bem confuso. Deveria estar escrito que a partir de tal dia vai ser debitado o crédito do benefício, e nada disso foi feito”, apontou a dirigente da Rede Brasileira de Renda Básica.