- Black Friday comemora 22 anos de atividade no Brasil;
- Lojistas costumam aumentar preços dos produtos às vésperas do evento;
- Procon recomenda uso de cartão de crédito como meio de pagamento em compras online.
No dia 25 de novembro, última sexta-feira do mês, acontece a Black Friday edição 2022. Este é o maior evento de ofertas do setor varejista, aguardado ansiosamente por milhares de consumidores por todo o mundo.
No Brasil, a Black Friday foi integrada ao calendário no ano de 2000, completando 22 anos de atividade neste mês de novembro. A princípio, a data era focada em promoções de produtos eletrônicos. Com o passar do tempo, foi expandida e hoje atende os mais variados nichos de produtos e serviços.
No ano passado, a Black Friday gerou um faturamento de R$ 5,8 bilhões, conforme dados apurados pela pesquisa Ebit/Nieslen e divulgada pelo Jornal do Comércio. A expectativa para 2022 é que este seja o maior evento de e-commerce já consolidado passados os dois primeiros anos de pandemia da Covid-19.
A pandemia teve vários papéis na vida do cidadão. Se tratando exclusivamente dos consumidores, foi responsável por ensinar novos hábitos de compra, priorizando o online. Um levantamento feito pelo Instituto Ipsos mostra que 71% dos brasileiros pretendem aproveitar as promoções.
As compras devem se concentrar em roupas, itens de papelaria, smartphones e eletroportáteis. Neste ano acontece um cenário inusitado, a Black Friday será na mesma semana da abertura da Copa do Mundo no Qatar e do pagamento da primeira parcela do 13º salário.
Os jogos da Copa do Mundo costumam promover um apelo na cultura nacional, fazendo com que os consumidores se baseiam na data para investir em estoques de bebidas e carnes para churrascos, entre outros eventos. Camisetas e kits comemorativos também fazem parte da lista dos torcedores.
O fato é que, para onde se olha, é possível encontrar uma oportunidade de consumo. Com a proximidade das promoções e descontos, é preciso ter cuidado e atenção, não só para fazer aquisições conscientes, como também, evitar cair em golpes ou fraudes. Abaixo, o FDR selecionou algumas dicas essenciais para o consumidor. Confira!
Cuidados durante as compras na Black Friday
Na oportunidade, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), reforça que, apesar da data ser bastante conhecida pelos descontos e promoções, também é bastante comum algumas lojas aumentarem drasticamente os preços dos produtos nas semanas antecedentes à data. Assim, causa-se a falsa sensação de oferta no dia do evento.
“Fraudes e golpes, infelizmente, têm sido cada vez mais recorrentes em vários estabelecimentos, por isso, a pesquisa e acompanhamento de preços antes da data e a atenção nas condições de pagamento são extremamente importantes para efetuar uma compra segura”, afirmou.
Além de observar os preços com antecedência, os consumidores também devem tomar cuidado com as condições oferecidas pela loja no ato da venda. É o caso de taxas de juros, número de parcelas, bem como o custo efetivo total da operação. A atenção deve ser redobrada se tratando de compras online.
Em todo caso, ter conhecimento sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC) para ter os direitos assegurados é um bom preparo. Na hora de pagar a compra, recomenda-se o uso do cartão de crédito, especialmente pela internet, pois é o meio de pagamento mais seguro que garante estorno em caso de golpes.
O CDC também prevê a desistência de uma compra dentro do prazo de sete dias a partir do recebimento do produto [compras online]. O arrependimento não precisa ser justificado, seja por defeito no produto ou outro motivo.
Principais dicas para se prevenir na Black Friday
- Pesquise os preços e observe os aumentos ocorridos pouco antes da data;
- Verifique as condições de pagamento e os juros inseridos;
- Se atente a variação dos preços entre uma empresa e outra;
- Cuidado com o valor do frete, pois pode ficar mais caro que o produto em si;
- Fique atento às opções de parcelamento;
- Cuidado com os links para compras que chegam por e-mail ou redes sociais;
- É importante verificar sempre a URL do site em que pretende fazer compras assim como a sua origem, para checar a veracidade do endereço;
- Pesquise sobre o estabelecimento na internet para conhecer o histórico da empresa com serviços de entrega e reclamação de clientes;
- Se planeje financeiramente para fazer as compras;
- Na garantia estendida, verificar se a cobertura é total ou para troca do produto é necessário pagar franquia.