Copa do Mundo: Confira quais seleções possuem Fan Tokens

A Copa do Mundo está se aproximando e das 32 seleções que irão disputar o campeonato, ao menos cinco delas possuem fan tokens, espécie de criptoativo que traz benefícios aos seus donos, de maneira parecida com os programas sócio-torcedor, mas sem pagamentos fixos mensais.

Entre as seleções que oferecem o fan token estão Brasil, Portugal, Argentina, Espanha e Uruguai. A somatória dos criptoativos dessas seleções atingem um valor de mercado de cerca de US$ 66 milhões, de acordo com dados do agregador CoinMarketcap. Ao incluir os clubes, a capitalização vai para US$ 372 milhões.

Fan tokens 

Os fan tokens são uma espécie específica de criptoativo enquadrada em uma categoria chamada “utility token”. De forma geral, esses tokens de utilidade (em português) trazem algum benefício aos donos, como acesso a produtos e serviços exclusivos.

Para os fan tokens de clubes de futebol, os torcedores proprietários podem receber  descontos em produtos, participar de enquetes, votar em frases escritas nos vestiários dos clubes e escolher até mesmo as músicas que serão tocadas na entrada em campo. Cada time pode escolher os benefícios que serão oferecidos.

De forma geral, os fan tokens rodam em blockchains, tecnologia por trás do bitcoin, do Ethereum (ETH) e de grande parte das outras altcoins.

Fan tokens de seleções da Copa do Mundo 

Ao menos cinco seleções de futebol participantes da Copa do Mundo já tem ou anunciaram a vontade de lançar fan tokens. Confira:

Brasil

O Brasil possui seu próprio fan token. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou o BFT em agosto de 2022. Em apenas vinte minutos, os 30 milhões de criptoativos disponibilizados no mercado na época foram vendidos. Nos últimos 365 dias, o BFT cresceu 157%, para US$ 0,98. A empresa que está por trás do token é exchange turca Bitci.

Argentina

Esta foi a primeira seleção a lançar fan token. O ARG, é baseado na blockchain da Chiliz e foi lançado em meados do ano passado. Na última terça, 1º de novembro, o criptoativo foi negociado a US$ 6,15, patamar 238% mais alto do que o registrado no mesmo dia do ano passado.

Espanha

O fan token da seleção foi lançada pela Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), o que equivale a CBF na Espanha em parceria com a Bitci. 

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.