Assim como os trabalhadores de carteira assinada, alguns beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) também têm direito ao abono de Natal, conhecido como 13º salário. Porém, para a maioria dos segurados, esse pagamento já foi feito muito antes do final do ano. Entenda o motivo.
Por conta da crise causada pela pandemia de Covid-19, o governo federal decidiu adiantar o abono do 13º para os segurados do INSS, que foi pago no primeiro semestre de 2022. Estes que foram beneficiados no início do ano, não recebem uma nova parcela referente ao 13º salário nestes últimos meses de 2022.
Para os aposentados, pensionistas e segurados que se cadastraram no INSS a partir de março deste ano, será feita uma nova rodada de pagamento do décimo terceiro em novembro e dezembro, pois esses não receberam no início do ano. A esses novos segurados, será pago um valor proporcional à quantidade de meses como beneficiário.
Quem tem direito ao 13º salário do INSS?
- Aposentados;
- Pensionistas por morte;
- Beneficiários que recebem Auxílio-doença;
- Beneficiários que recebem Auxílio-acidente;
- Beneficiários que recebem Auxílio-reclusão.
Quem NÃO tem direito ao 13º salário do INSS?
- Benefício de Prestação Continuada (BPC)
- Renda Mensal Vitalícia (RMV)
Os segurados por Benefício de Prestação Continuada não recebem o 13º salário porque este é um seguro assistencial, e não previdenciário. Já a Renda Mensal Vitalícia é um benefício em extinção. Desde dezembro de 1995, ninguém mais ganhou esse direito, mas os que já o tinham conquistado antes dessa data, continuam recebendo o valor mensal.
O INSS já divulgou o calendário de pagamento do 13º salário aos beneficiários que têm direito de receber o abono. A ordem dos pagamentos foi determinada pelo último dígito (antes do traço) do número de cadastro do segurado e também pelo valor do benefício, se é de até um salário mínimo (R$ 1.212,00) ou maior que esse valor.
Calendário do 13º do INSS para beneficiários que recebem até um salário mínimo:
- Benefício com final 1 – 24 de novembro;
- Benefício com final 2 – 25 de novembro;
- Benefício com final 3 – 28 de novembro;
- Benefício com final 4 – 29 de novembro;
- Benefício com final 5 – 30 de novembro;
- Benefício com final 6 – 1 de dezembro;
- Benefício com final 7 – 2 de dezembro;
- Benefício com final 8 – 5 de dezembro;
- Benefício com final 9 – 6 de dezembro;
- Benefício com final 0 – 7 de dezembro.
Calendário do 13º do INSS para beneficiários que recebem mais que um salário mínimo:
- Benefício com final 1 e 6 – 1 de dezembro;
- Benefício com final 2 e 7 – 2 de dezembro;
- Benefício com final 3 e 8 – 5 de dezembro;
- Benefício com final 4 e 9 – 6 de dezembro;
- Benefício com final 5 e 0 – 7 de dezembro.
Qual o valor do 13º salário do INSS?
Os brasileiros que se tornaram beneficiários do INSS depois de março de 2022 receberão como 13º salário um valor proporcional à quantidade de meses em que foram segurados. O total do abono pode ser conferido no site ou aplicativo Meu INSS. A soma também pode ser feita com a ajuda da calculadora do FDR.
Cálculo:
Salário bruto / 12 x número de meses como beneficiário = valor do 13° salário.
Como fazer o saque do 13º salário do INSS?
A retirada do abono de final de ano pelo segurado do INSS deve ser feita da mesma forma que é sacada a parcela mensal do benefício. O cadastrado que tem direito ao 13º salário deve se dirigir a uma agência da Caixa, Unidade Lotérica ou sala de autoatendimento da Caixa Econômica, apresentar um documento de identificação oficial com foto, o seu cartão previdenciário e saber a sua senha.
É importante que, antes de tentar retirar a quantia, o segurado confira no site ou no aplicativo Meu INSS se a parcela do abono de fato foi depositada. Para ter certeza que o dinheiro entrou, basta fazer o login no seu cadastro e consultar o extrato previdenciário, que contém todas as entradas.