IPVA 2023: Confira quanto o imposto deve ficar mais CARO em SP

Prepare o bolso! Em São Paulo, o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) ficará mais caro em 2023. Vale lembrar que neste ano, o tributo tinha subido 22,54% em média. Confira os detalhes.

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do governo estadual ainda vai divulgar as datas de pagamento do imposto e a tabela com os valores venais, no entanto já dá para saber que o IPVA ficará mais caro do que o cobrado neste ano.

O que causa este aumento no IPVA?

Este aumento não é causado por um reajuste nas alíquotas, e sim em decorrência da alta nos preços de veículos novos, usados e seminovos, o que se reflete no valor pago pelos proprietários no imposto e repetindo o que aconteceu em 2021. Novamente, problemas com falta de insumos eletrônicos e a desvalorização do real, explicam os aumentos.

Em São Paulo, a base de cálculo do tributo são os valores venais praticados em setembro do ano anterior a cobrança, reunidos pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Sendo assim, é possível saber o quanto os valores aumentaram entre setembro do ano passado, mês de referência para o cálculo do IPVA 2022, e setembro de 2022, que será a base para projetar os valores que serão cobrados no IPVA 2023. 

É importante relembrar que no IPVA deste ano, o governo do estado aumentou para até cinco a quantidade de parcelas de pagamento do imposto, exatamente por conta do aumento de valor.

No exercício deste ano, os contribuintes que pagaram o imposto à vista receberam um desconto de 9%. Quem pagou à vista ou parcelou a partir de fevereiro, recebeu um desconto de 5%.

Ainda não esclarecido pela Secretaria da Fazenda e Planejamento se para o ano que vem será mantido estas condições e descontos para o pagamento, o que necessita da aprovação de uma nova lei pela Assembleia Legislativa do estado. 

Todas as informações sobre o IPVA 2023, devem ser reveladas entre o fim deste mês até meados de dezembro.

O imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) é um imposto brasileiro que incide sobre a propriedade de veículos. É um imposto estadual, ou seja, somente os Estados e o Distrito Federal têm competência para instituí-lo de acordo com o art.º 155, III da Constituição Federal.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.