Empréstimo consignado pelo INSS: saiba o que fazer se lhe for cobrado parcelas extras

Um dos serviços oferecidos pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) aos seus beneficiários é o de empréstimo consignado. A opção de bloquear ou desbloquear o benefício para receber o empréstimo é dada aos aposentados e pensionistas cadastrados na Previdência. A solicitação do serviço pode ser feita através do site meuinss.gov.br ou no aplicativo Meu INSS.

JUROS cobrados por bancos CAEM pela primeira vez em 15 meses
INSS oferece serviço de empréstimo consignado a beneficiários. (Imagem: Montagem/FDR)

O INSS responde em até 30 dias o pedido de empréstimo. Se autorizado, o benefício poderá ser sacada da mesma forma que o segurado faz com a aposentadoria ou pensão. Há também a opção de contrato de 1 ano de empréstimo, mas é recomendado que o solicitante verifique mensalmente o extrato e as notificações do aplicativo Meu INSS ou no seu cadastro no site.

Se o beneficiário perceber que foi cobrado por mais parcelas que solicitou, deve procurar uma agência do INSS para identificar o motivo da cobrança extra. Com o histórico do cadastro, é possível comprovar quantos meses estavam descritos no contrato de empréstimo. Em seguida, a solicitação do bloqueio pode ser feita.

Quando quiser cancelar o serviço de empréstimo consignado, o segurado não precisa ir até uma agência do INSS. O bloqueio de contratação pode ser feito através do site ou aplicativo Meu INSS e na central 135. O horário de funcionamento do teleatendimento é das 7h às 12h, de segunda a sábado. 

Como solicitar empréstimo consignado pelo INSS?

Se você é aposentado ou pensionista do Instituto Nacional de Seguro Social, tem direito a solicitar o crédito consignado. Todo titular ou representante legal da pessoa titular pode fazer a solicitação. Para o titular, basta saber o número do CPF. O representante precisa ter o número do CPF, o termo de representação legal e seu documento de identificação com foto.

Confira passo a passo como fazer o pedido pelo site ou aplicativo Meu INSS

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile