Urgente! Caem o número de estados com paralisação nas vias. Acompanhe a situação das estradas

No quarto dia de movimentos anti-democráticos que paralisam estradas no território brasileiro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou um boletim, na tarde desta quinta-feira, informando a queda no número de bloqueios realizados por manifestantes de extrema-direita.

Urgente! Caem o número de estados com paralisação nas vias. Acompanhe a situação das estradas (Imagem: FDR)
Urgente! Caem o número de estados com paralisação nas vias. Acompanhe a situação das estradas (Imagem: FDR)

Segundo informações divulgadas pelo órgão, apenas cinco estados seguem manifestantes produzindo bloqueios nas estradas, sendo eles Mato Grosso, Paraná, Pará, Santa Catarina e Rondônia. Assim, as cinco unidades da Federação acumulam 36 pontos de interdição.

Pronunciamento de Bolsonaro está sendo usado para desmobilizar bloqueios nas estradas

Além da ação da PRF, boa parte da desmobilização dos manifestantes que vinham ocupando as estradas pode ser atribuída ao vídeo com um pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, ele pediu aos seus apoiadores que não interferissem no direito de ir e vir da população.

“Quero fazer um apelo a você: desobstrua as rodovias, isso daí não faz parte, no meu entender, dessas manifestações legítimas. Não vamos perder, nós aqui, essa nossa legitimidade. Proteste de outra forma, em outros locais, que isso é muito bem-vindo, faz parte da nossa democracia”, afirmou o Liberal.

O vídeo vem sendo utilizado pelos policiais da autarquia para efetivar os desbloqueios, especialmente em estados como Mato Grosso e Santa Catarina, onde o candidato derrotado nas eleições de 2022 teve seus mais expressivos índices de votações no segundo turno.

Os protestos começaram logo após a confirmação da vitória do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição presidencial, no último dia 30. Com dois milhões de votos de vantagem, o petista conquistou o direito de governar o país pela terceira vez, algo inédito desde a redemocratização.

Vidas perdidas nas mobilizações

Contudo, para além dos prejuízos financeiros com o fechamento das estradas, os protestos já causaram pelo menos duas mortes. No Mato Grosso, um empresário de 56 anos bateu o caminhão que dirigia na traseira de um veículo que estava parado na estrada.

Nesta quinta, em Santa Rosa do Sul (SC), aconteceu outra colisão que resultou em óbito. Na ocasião, um caminhão reduziu a velocidade ao se deparar com um bloqueio e acabou batendo na traseira de outro veículo. O motorista, um homem de 51 anos, morreu no local.