Quer saber se tem direito a novos pagamentos? Consulte o número do seu PIS pela internet

É por meio do PIS (Programa de Integração Social) que o trabalhador passa a ter acesso aos pagamentos de direitos trabalhistas. Existe uma sequência numérica vinculada a esse programa que identifica cada um dos empregados, a fim de que eles possam ser reconhecidos nas plataformas do governo. Quem perdeu esse número ou não sabe onde encontra-lo, pode ter acesso por meio do seu CPF.

Quer saber se tem direito a novos pagamentos? Consulte o número do seu PIS pela internet
Quer saber se tem direito a novos pagamentos? Consulte o número do seu PIS pela internet (Imagem: FDR)

Será preciso informar o número do PIS no pedido de benefícios básicos, como seguro-desemprego, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), e o abono salarial. Por isso é tão importante que o funcionário saiba reconhecer onde está esse número, e como usá-lo. Existem alguns canais online e remotos que permitem a consulta desta sequência.

Vale dizer que estamos falando do número do PIS, sequência responsável por reconhecer o trabalhador da empresa privada. E não se trata do abono salarial pago uma vez ao ano, ou da cota do fundo que não foi recebida por trabalhadores que atuaram de 1971 a 1988. Estes dois sistemas têm outros objetivos, e são benefícios financeiros do trabalhador.

Quem tem o número do PIS?

Assim que é contratado em uma empresa privada pela primeira vez é gerado o número do PIS com uma sequência de 11 dígitos para o cidadão. Esse número é intransferível e permanece o mesmo independente de onde o trabalhador vá atuar. É importante dizer que essa numeração é gerada quando o cidadão inicia o serviço em empresa privada. 

A partir disso o empregador consegue identificar o seu colaborar, e passar para ele os direitos e benefícios trabalhistas que lhes são garantidos. A sequência numérica é a mesma para o número de identificação social (NIS).

Onde encontrar o número do PIS

Em documentos:

Por telefone:

Online:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile