ELEIÇÕES 2022: veja o que fazer caso erre o número do seu candidato na urna

O grandioso e polêmico desempate presidencial entre Lula e Bolsonaro acontecerá neste domingo, 30 de outubro. Na data em questão ocorrerá o segundo turno das eleições 2022 após uma longa trajetória de campanhas. 

ELEIÇÕES 2022: veja o que fazer caso erre o número do seu candidato na urna
ELEIÇÕES 2022: veja o que fazer caso erre o número do seu candidato na urna. (Imagem: FDR)

Abaixo falaremos sobre as normas e principais dúvidas relacionadas às eleições 2022. Mas antes, o FDR precisa lembrar você, eleitor, de ter calma na hora da votação, pois um errinho pode desvalidar ou desperdiçar o seu voto. 

O eleitor precisa ter em mente que ele possui três opções, que são o voto válido, o famoso ‘botãozinho’ verde, o voto branco e o nulo. Lembrando que o voto é obrigatório para adultos na faixa etária de 18 a 70 anos de idade. 

Nas eleições 2022 o segundo turno é válido em todo o Brasil para presidente da República, gerando a necessidade de o eleitor digitar dois números na urna eletrônica. O mesmo processo é válido para governador nos estados que ainda precisam escolher um representante. 

Na hora de digitar o número do candidato das eleições 2022, caso tenha errado, existe a possibilidade de apagar e digitar novamente. Porém, no caso de quem já apertou o botão verde de “confirma”, não há mais o que fazer. 

Quem é obrigado a votar nas eleições 2022?

Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, serão obrigados a votar no dia da votação, isto é, 2 de outubro ou 30 de outubro em caso de segundo turno. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos. 

Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo turno

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), o eleitor que não votou no primeiro turno, mas está apto junto à Justiça Eleitoral, pode votar no segundo turno, mesmo que ainda não tenha justificado a ausência. A justificativa precisa ser feita até o dia 1º de dezembro para que o eleitor continue com o título regularizado.

Quais os documentos necessários para votar no 2º turno das eleições?

No dia 2 de outubro, os eleitores brasileiros devem escolher representantes para os cargos de: senador, governador, deputado estadual, deputado federal e presidente da República. Mas para exercer o direito ao voto é crucial que tenham em mãos toda a documentação exigida pela Justiça Eleitoral

No dia da votação, é preciso levar apenas um documento de identificação oficial com foto. Ao contrário do que muitos imaginam, a apresentação do título de eleitor não é obrigatória no dia do pleito, desde que o eleitor saiba a qual zona e seção eleitoral deve se dirigir. Isto é, basta estar em posse de documentos como:

  • RG;
  • CNH;
  • Passaporte;
  • Carteira de Trabalho;
  • Certificado de Reservista.

Esses documentos poderão ser usados ainda que a data de validade esteja vencida. As certidões de nascimento ou de casamento, no entanto, não valem como prova de identidade na hora de votar.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.